sábado, 29 de julho de 2023

Perfumado

Kaoru, escolhi esse nome porque me disseram que significava "perfumado", nem sei se está certo, mas me recordo que a primeira vez que o ouvi tive dificuldade de identificar o que era. Ouvi num anime, bem desconhecido, mas que tem uma das histórias que mais gostei até hoje, um slice of life chamado Planet Survival, onde o personagem com esse nome era um garoto fechado com um passado doloroso e que vivia afastado de todos, mesmo estando sempre preocupado e com um coração ardente por aqueles que o rodeavam. Na época eu achava isso legal e o nome me marcou, mas não foi isso que me escolhê-lo como pseudônimo.

Eu tenho uma relação limítrofe com perfumes, pois desde muito pequeno não sinto muitos cheiros. Sempre foi comum ouvir as pessoas falarem sobre o perfume de colônias, hidratantes, sabonetes, e nada disso eu consigo perceber, apenas um ou outro muito isoladamente, na maior parte das vezes aqueles perfumes mais fortes, especialmente mais doces, frutados e florais e que são, justamente por isso, os que mais gosto. E então sempre senti apenas alguns cheiros aleatórios, fragrâncias quaisquer que se apareciam e que, por serem as únicas que sentia, se tornavam marcantes. Apenas mais recentemente, depois de um tempo fazendo tratamento para um quadro grave de alergia, que fazia inchar boa parte dos meus seios nasais, garganta e que comprometia meu sistema olfativo, é que eu consegui a sentir novos cheiros, novos perfumes que se tornaram verdadeiras descobertas, mesmo com o agravante que agora eu sei o que me causa alergia...

Então eu descobri um mundo novo, com cheiros que todos sempre sentiram e que pra mim se tornaram maravilhoso. Como o cheiro do café (nada comparado com aquele pessoal que sente nota de cacau no café, pra mim ainda é só café), de cremes pro corpo, de sabonetes que surfam nessa onda e de fragrâncias naturais, perfumes pro ambiente e, os que mais me encantam, o cheiro particular das pessoas, especialmente aqueles que eu pude abraçar com carinho e que pude gravar na mente partes daquele momento. Ainda que me esqueça deles rapidamente a impressão de cada cheiro fica gravada, e por isso essas pessoas continuam comigo, como aquele velho amor que chorava nos meus braços numa estrada de terra depois da Missa, ou o meu afilhado que suava nervoso ao se despedir de mim, ou o colo da minha mãe quando ela voltou da cirurgia, ou daquele outro amigo que tocava violão enquanto eu encostava minha cabeça em suas costas... São lembranças que se gravaram em mim, perfumes, o cheiro da memória que acabou ficando mesmo depois de eu ter esquecido todo o resto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário