quinta-feira, 27 de abril de 2017

Humanidade

O que nos torna humanos? Nossa raça, apenas uma definição biológica de sistemática filogenética? Traços de consanguinidade? Afeto e carinho para com o próximo? 

Não sei a resposta a essa pergunta, que me foi feita na faculdade hoje, mas fiquei muito pensativo com relação a isso.

Me recordo que falávamos sobre essência, e sei que não compreendi bem o que significa essência, segundo os filósofos que vimos, mas entendi  algo, que é a nossa essência "ser humano." Somos por essência homens, pessoas. E por essência diferentes uns dos outros, com realidades tão diversas quanto as pessoas que caminham por sobre a terra.

Perguntaram a nós como podemos fazer para criar um projeto educativo tendo em vista esse "humanismo" e pra isso sim eu consegui conceber algumas ideias. 

Como educador eu percebi a desafiadora missão que se colocou a nossa frente: a de mudar o mundo, transformar por meio da educação. 

Quando penso em transformação, penso em revolução, mas não no sentido conflituoso ao que é comum aplicar esse termo. Não penso em revoluções apenas como grandes manifestações populares, muito embora as vezes elas sejam necessárias, mas penso naquela transformação de cada dia, de cada homem ou mulher que transforma sua vida levantando cedo e indo trabalhar, pra garantir um futuro melhor pros filhos, e aos poucos, vai mudando o mundo em que vive. 

Mas somos homens, e nem sempre isso parece ser suficiente para resolver o problema. Como falar de filosofia quando as pessoas ao nosso redor nem sequer tem o que comer? Pois bem, a educação é a base dessa transformação também, mesmo que pareça ser apenas uma discussão sem sentido. 

O mundo precisa das pessoas, pessoas que acreditam na mudança, num mundo melhor. Somos tantos, se todos fizerem alguma coisa, o mundo muda... Costumamos transmitir a culpa pros ricos, pros políticos, mas todos tem essa responsabilidade, não podemos nos eximir disso, não quando nossos irmãos padecem de fome e frio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário