terça-feira, 7 de julho de 2015

Find me in El Dorado!

Típica tarde de inverno. Terça-Feira. Friozinho agradável, céu nublado e aquela sensação de nostalgia no ar...  

Pra hoje, a playlist conta com o álbum 'EXODUS' do EXO, pois acho que eles tem uma capacidade de transmitir a nostalgia muito bem. Embora essa característica fique menos clara do que a capacidade de cativar através da dança, visto que não é raro ver como os talentos mais frívolos deles se sobrepõem aos demais. Triste, mas talves essa seja a lei do entretetenimento. Dificilmente verdadeiros talentos são reconhecidos, e quando o são, por vezes não são bem aproveitados ou são menosprezados por aqueles que movimentam a industria. 

São mal compreendidos. Isso! essa é a expressão correta pra ocasião.

Como alguém que tem um gosoto um tanto peculiar quando se trata de música, digo com propiedade o que entendo sobre esse menosprezo. A música oriental é extremamente mal vista pela comunidade ocidental. Mesmo com o sucesso considerável de 'Gangnam Style' do Psy, quem se aventura por esse ramo ainda tem de lidar com os olhares tortos, as piadinhas sem graça e o desdém de quem acha que que sertanejo universitário e Raul Seixas são expressões culturais mais importantes do que a MPB ou a Música Erudita. Pobres criaturas manipuladas pela mídia lucrativa. Na verdade, essas fatias da produção musical são sim importantes, mas como sempre, a verdade mão pode ser simplesmente definida pela maioria dos votos, como disse Bento XVI, mas essas pessoas não foram informadas. Acham que a produção musical que pode ser considerada útil é apenas aquela produzida de forma simples, sem um aprofundamento sentimental e que joga no lixo a definição da música como sendo a arte de expressar os afetos da alma mediante o som. Desculpem-me os mais apaixonados, mas a música sertaneja, o Axé e sei lá mais o que que se ouve hoje, embora tendo o apreço da maior parte da população NUNCA se tornará tão signficativo ou profundo quanto uma composição de Beethoven ou Bach. 

De volta a música oriental, esses são negligenciados pela diferença cultural, compreensivo até. A definição de belo ou romântico no ocidente e no oriente diferem de forma assustadora. Por isso o estranhamento. Mas o preconcito continua sendo o maior empecilho das pessoas em ampliarem novos horizontes. Quanta beleza não há que se achar dentre décadas da música coreana, das composições tradicionais chinesas e até mesmo na euforia japonesa?! Há, se as pessoas se esforçassem mais em conhecer novos mundos e se preocupassem menos em criticar uns aos outros, como seria mais fácil. 

Mas, é a vida que segue, enquanto uns tem preguiça de se esforçarem para ouvir a 'Nona Sinfonia' de Beethoven  ou 'Os Concertos de Brandemburgo' do J.S. Bach, ou por acharem ridículos passem bem longe dos vídeos de Berry Koubou ou SHINee, alguns poucos aventureiros se deleitam com um universo completamente novo de sensações que esses artistas nos proporcionam. E viva a diversidade!

Ontem foi um dia e tanto, embora nosso plano de ir a Câmara Municipal participar do debate acerca dos Planos Municipais de Educação tenham sido subjugados pelo horário da sessão de cinema, o passei foi no geral muito bom. Teria sido melhor se eu não tivesse sido acometido por uma crise respiratória violenta, mas ainda assim considero com positividade o que aconteceu. Passei por um noite complicada no entanto, fortes dores na face me deixaram acordado boa parte do tempo e por conta dos remédios eu estou agora com o ânimo comprometido, mas nada que eu já não esteja mais do que acostumado.

Preocupações me acometem diariemente agora também. Meu amigo visitante está com HPV e vai ter de se submeter a uma cirugia em breve. Não gosto nem de pensar muito a respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário