sábado, 28 de janeiro de 2023

Um pouco mais sobre a beleza

Voltei várias vezes aquele vídeo de um rapaz fazendo preparação de pele, até enviei para algumas pessoas. Também fico hipnotizado toda vez que eles aparecem nas séries, passo um bom tempo vendo os produtos que eles usam e as combinações que fazem pra ter a pele perfeita. 

Olhar essas pessoas me enche de inspiração, para fotos, makes e visuais que poderia experimentar, mas aí eu sempre me levanto, vou no espelho e me pergunto: estou em construção ou em ruínas? E percebo que, mesmo sendo constante com os meus cuidados e que eu saiba quais produtos e como usar, o resultado ainda é tão distante ao deles que nem se pode dizer que é a mesma coisa.

Não é meu objetivo questionar o funcionamento, ou não, dos cosméticos, mas ir um pouco além. Muitas vezes quando chego a essa conclusão eu acabo por me deprimir e acabo de novo tomando remédio pra dormir e tentando me apagar por um tempo. Também costumo ficar um bom tempo sem fazer a barba de propósito, assim junto com o cabelo grande eu consigo cobrir a maior parte do meu rosto e desse jeito não preciso me forçar a ficar olhando para mim mesmo.

Percebi que há, além da projeção de ideal, uma expectativa com a minha aparência. É um raciocínio simples: eu estou sozinho e acho tal aparência bonita, então se eu conseguisse essa aparência conseguiria resolver o problema da solidão. Como estou sozinho e vejo os belos atores rodeados de amigos e pretendentes eu acabo por colocando na cabeça a ideia de que eu só vou conseguir companhia se tiver uma aparência perfeita assim também. Por isso tantos gastos com cosméticos e maquiagem que, não raramente, acabam tendo o efeito contrário ao esperado, não que não funcione, mas que acaba dando uma aparência tão artificial que isso tem o efeito oposto, afastando as pessoas pela estranheza ao invés de atrair. 

E então eu acabo desse jeito colocando mais um objetivo onde na verdade está apenas um elemento a mais a ser considerado na equação. O fato é que a aparência importa e muito, tanto para mim quanto para os outros mas, ao mesmo tempo, ela não um fim em si mesma, sendo que apenas pode apontar para outras coisas: como indicar uma autoestima saudável ou uma disciplina notável. A aparência é o invólucro da essência e, embora seja de modo abstrativo diferente desta, ambas vêm juntas, não sendo portanto esse fim em si.

Note que eu não estou fazendo um discurso, muito em voga atualmente, de que a aparência não importa e somente a essência. Isso é uma bobagem sem tamanho porque sem a aparência não se consegue chegar a essência. E até mesmo os partidários desse discurso não acreditam nisso, já que são eles os primeiros a pregar o autocuidado, num raciocínio psicótico de querer convencer a si mesmas que não precisam do aparente pro outro e que se cuidam para si mesmas, quando na verdade só estão fazendo a mesma projeção que eu mas adicionada de um elemento ainda mais artificioso. 

De fato vejo que somos o subproduto de uma obsessão por um estilo de vida, que só se camufla por discursos que rejeitam os padrões criando então novos padrões. O problema, no entanto, não está na forma como se encara a estética do corpo, mas manter nela um fim em si mesma e não apenas um suporte que aponte para uma realidade transcendente ao próprio corpo, uma realidade imutável que apenas tem no corpo um símbolo de si mesma. 

Não há dúvidas que a beleza existe e que podemos achá-la no outro e em nós mesmos, o que não significa que ela seja subjetiva, mas a percepção pode ser subjetiva. E mesmo assim vemos que, no geral, a maior parte das pessoas ainda tende ao belo, mesmo que se forma desordenada, e infelizmente acabam encontrando subprodutos que a desviam e corrompem a sua mente, e na privação das experiência com o belo elas perdem completamente o senso de admiração e passam a consumir apenas estímulos pontuais mais e mais intensos, e aí pode ser que não tenha como recuperar, quando as pessoas passam para um estado de ódio ao belo e de ódio a verdade tudo o que resta são reflexos animalescos e repetitivos no comportamento geral. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário