segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

Anjos, homens e feras

Eles aparecem como príncipes, ou anjos encarnados, sempre com a pele clara, o cabelo em formato perfeito, lábios vermelhos ou rosados desenhados e um olhar que flutua entre a nobreza, a tranquilidade e a sensualidade. Não são homens, tenho certeza que não são, são imagens acima de toda possibilidade humana a minha disposição e, no entanto, eles andam por aí, sendo admirados por milhares, dentre os quais me conto e dentre os quais jamais no igualaremos a eles. 

E o mais que faço não vale nada! Não importa o quanto me barbeie aqueles malditos pelos continuam a crescer e endurecer a minha cerviz, me dando uma aparência brutal que não corresponde a nada da personalidade. Meu corpo disforme não fica bem nas fotos, há sempre dobras de gordura demais e nem as tatuagens conseguem ser um artifício estético satisfatório. Não importa quantos cremes, séruns ou camadas de maquiagem eu use, o resultado é sempre muito aquém daquele que nem sequer pode-se dizer que se trata da mesma coisa. Não somos da mesma espécie, são eles anjos que andam entre nós homens para nos inspirar ou nos causar pânico pela nossa pequenez e miserável aparência. Onde é que há homens de verdade nessa terra? Porque eu me olho no espelho e não vejo outra coisa senão uma fera. 

O que eu vou vestir na reunião de família hoje a noite? Não quero pensar nisso, e sei que vou apenas por obrigação, nenhum ânimo e nenhuma força pra conseguir sair da cama, então vou de qualquer jeito. Não quero beber, não quero ouvir música, não quero um abraço e nem nada do tipo, eu só quero ficar aqui que passe, esse torpor, essa... eu nem sei como descrever. Minha pele tá oleosa e minha barba e couro cabelo sofrem com um problema de fungos que me faz descamar, eu devia então cortar tentar melhorar essa aparência, mas simplesmente não consigo. Se abateu sobre mim uma pesada mão, e me derrubou, me derrotou. 

Ainda vou ter de ouvir as piadas bobas e comentários limitados. Queria ir a missa, uma missa digna de preferência, e então voltar para casa e dormir, apenas isso. Não quero sorrir, não quero conversar, não quero nada disso. Quero apenas a escuridão do meu quarto e, se possível, um silêncio até o próximo amanhecer. 

X

Você é tudo, seu sorriso doce e tímido, brilhante, sua pele maravilhosa, o seu cheiro de perfume da sessão masculina com nome idiota do supermercado, seu abraço apertado, as suas lágrimas aquele dia em que nos despedimos, o cheiro do seu pescoço quando te beijei pela última vez, a sua bunda maravilhosa que eu queria apertar um dia. Eu sorrio abertamente quando penso em você sabia? 

Algo entre os três amores dos gregos, Ágape, Phylia e Eros. O primeiro é o que se entrega, se doa e deseja apenas a felicidade do ser amado, nas palavras de Santo Tomás "amar é o desejo de eternidade da pessoa amada", e eu sinto isso quando penso em você. Penso em você se santificando no casamento, se tornando grande pai, preocupado com seus filhos e sua piedosa esposa, formando uma base sólida para o crescimento de todos. 

Phylia é aquele carinho profundo por entre pessoas de afinidade semelhante, é essa afeição que nasce da convivência e que gera um companheirismo que se apoia e se ajuda a crescer mutuamente. É belo por mostra a dimensão comunitária do homem que, sozinho, nada pode fazer. É phylia que ensina que precisamos do carinho entre uns e outros para continuar seguindo em frente.

E, por fim, Eros, um dos primeiros a surgir do caos, a personificação da atração. Governante dos sentidos e dos desejos, ou a ele é devotada máxima piedade ou dele fogem os puritanos com medo de darem vazão aos seus desejos de união profunda. 

Meu amor por você compreende todas essas realidades, de modos em que ora se mesclam e se distinguem claramente. Desejo a sua felicidade pura e simples, ao lado da mulher de sua escolha, ao mesmo tempo em que sinto que poderia satisfazer esse seu desejo se me desse uma chance. Meu carinho espero que possa continuar ajudando você a seguir em frente e, então o ponto problemático, o fato de que em meio a tudo isso ainda há um certo desejo erótico quando penso em você e sim, eu queria me aproximar mais e mais do seu corpo, ouvir seu coração e sua respiração arfada, sentir você dentro de mim como um só. 

Quando mais vou trabalhando melhor essa tensão mais percebo que não ela não passa de um grande devaneio. Eu sou um bom amigo e amigo próximo, mas nunca me permitirá ser o que eu quero ser pra você, alguém que faria de tudo para te ver feliz, mesmo que seja me afastar para que você encontre sua alma gêmea, enquanto eu, que poderia te fazer feliz também, só observo a distância, como Tântalo em seu enésimo suplício, assunto sobre o qual me aprofundarei em oportunidade futura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário