quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Quando olho para você

Você disse que temia que eu parasse de falar com você, e eu fiquei chocado ao saber disso porque, em nenhum momento isso passou pela minha cabeça. Como te disse, eu não consigo colocar em palavras o que você significa para mim porque transcende e muito a minha capacidade de expressão. Só o que consigo dizer é que você é para mim mais valioso que o amor de todos os homens, como era aquela amizade entre Jônatas e Davi. E sim, como também já o disse, tenho medo das coisas que percebemos e que nos assustam e que, por isso mesmo, não dizemos. 

Sabemos que podemos nos afastar, e sabemos os motivos que nos levariam a isso, mesmo que não digamos em voz alta, mas eu quero deixar isso claro. Eu sei que se trata dos meus sentimentos desregrados, sei que eles podem deixar você confuso na sua caminhada e, valha-me Deus, podem te desviar da Verdade. Sim, seria melhor que a gente se afastasse mas seria melhor ainda lutar ao seu lado, e superar as dificuldades juntos, partilhando, caindo e levantando juntos. E isso é a essência da amizade, no objetivo comum ajudar o companheiro nessa luta. Embora a salvação seja apenas da alma individual o cristão não vive isolado e a tônica dessa vivência é a comunidade, como nos primeiros séculos em que os missionários eram enviados de dois em dois, assim nós também somos enviados e buscar juntos essa santidade, mesmo quando algo em nós diz o contrário. 

Mas também aceito a verdade, cruel, de que um futuro é incerto e, assim como meus melhores amigos são hoje desconhecidos, a tragédia burguesa das relações com o outro podem nos afetar.

Eu me apego então a verdade do que sentimos. Nessa amizade construída sob a confiança, na partilha das dores e dos medos e na comemoração das vitórias, como os primeiros cristãos que viviam juntos e tinham tudo em comum. 

Reconheço que tenho me do de me afastar, tenho medo dessas coisas que percebemos e que não dizemos, e reconheço com dor que isso iria me destruir mas, a despeito de discutir um problema que nem apareceu ainda, o nosso trabalho deve ser o de nos empenhar com a sinceridade do coração para que isso não aconteça e para que nosso amor desregrado não nos corrompa. 

A minha única certeza, quero você ao meu lado pra todo o sempre e, se possível, ainda que fisicamente, onde poderia sempre te dar um abraço apertado depois de um longo dia. 

Você consegue ler, o que há nas entrelinhas e no brilho do meu olhar quando olho para você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário