quinta-feira, 23 de março de 2023

Juarez Machado: Contador de Histórias

Autor do blog Devaneios Pessoais, o especialista em História da Arte Kaoru Gabriel faz parte do time de curadores da nova exposição de Juarez Machado em Santa Catarina. 

Uma oportunidade especial que surge num momento especial, assim eu vejo essa experiência de ter contato tão próximo com a obra de um artista dessa grandeza e de explorar aspectos que me são tão interessantes como admirador e estudioso da arte.

Contar histórias é uma atividade profundamente humana que forma o ser desde a tenra idade, ela molda a personalidade e, por meio da arte, é possível registrar essas marcas profundas e assim passá-las adiante, contar histórias é manter viva a memória do homem que as viveu mas também do mundo que o cercou, das pessoas que o conheceram e do chão que ele pisou, das águas que ele navegou. Juarez tem uma longa carreira, registrou momentos de beleza singular que agora estampam as paredes da exposição com uma força impressionante. 

Olhar para cada uma das obras em exposição é mais do que apenas ver algo que ele passou e gostou, é ativar memórias esquecidas e criar novas lembranças, momentos que valem a pena ser preservados e aspectos que precisam ganhar espaço numa memoria hoje tão atingida o tempo todo e por todos os lados por informações rápidas demais. Essa exposição é um convite não a simples reflexão, mas para uma roda de conversa com champanhe e amigos, a uma pausa para registrar as coisas que realmente merecem ser guardadas. Um brinde às melhores histórias!

Com o sugestivo título “Juarez Machado: Contador de Histórias”, o Instituto que leva o nome do artista, na cidade de Joinville, programou uma exposição de longa duração mostrando algumas passagens de sua profícua trajetória nas artes. Serão apresentadas ao público, do próximo dia 25 de março até o mês de março de 2024, uma breve viagem pela vida e obra do mestre, passeando por diversas fases de sua carreira e histórias marcantes eternizadas em mais de 60 telas e outras obras do acervo do Instituto.

Com curadoria coletiva da equipe do Instituto, a exposição busca resgatar aspectos da obra dele que ainda não haviam sido apresentadas dessa forma, como sua poesia e seu contato com diversas pessoas ao redor do mundo. Acompanhando a trajetória de Juarez desde as primeiras pinceladas até as coleções que figuram entre as mais icônicas galerias do mundo. “Contador de Histórias” promete trazer ainda mais brilho ao Instituto Internacional que ele projetou com tanto carinho.

O irmão do artista, guardião do acervo iconográfico e presidente do Instituto, Edson Machado destaca os dois principais objetivos desta mostra: “Queremos proporcionar ao público visitante as mais representativas criações deste artista joinvilense que conquistou o mundo com sua arte ; e conceder aos funcionários do setor educativo de nossa instituição e estudiosos da história brasileira o acesso ao acervo e a possibilidade de pesquisar sua carreira ligada às artes assim como suas relações sociais como cidadão comum”.

“Juarez Machado: Contador de Histórias” tem a curadoria coletiva da equipe do Instituto, Annalisa Bilk, Billy Jr. W. Piana, Kaoru Gabriel, Suzana Lisandra de Souza, Sofia Nunes de Almeida. A abertura oficial ao público será no sábado dia 25 de março a partir das 10 horas até as 18 horas, com entrada gratuita durante todo o dia, aberta à visitação de terça-feira aos sábados das 9 horas às 18 horas. O Instituto Internacional Juarez Machado está sediado à Rua Lages 994 em Joinville, SC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário