segunda-feira, 19 de março de 2018

Completude

A vida é uma estranha sucessão de acontecimentos difíceis de serem explicados, e a nós, pobres ignorantes que adquirimos a vã presunção de saber de tudo, nos incomodamos quando percebemos que dificilmente podemos aprender algo em sua totalidade. 

Não nego o conhecimento, não nego que é possível aprender, mas reconheço que algumas coisas são mais complicadas do que outras, e algumas são quase impossíveis de serem completamente compreendidas pelo débil entendimento humano. 

Das coisas complexas que o homem tem dificuldade de compreender o coração humano é aquela que, acredito eu, está dentre as mais inalcançáveis. As relações que envolvem os sentimentos são quase sempre tão repletas de pormenores e surpresas que dificilmente poderiam ser previstas e compreendidas. Claro que nem sempre, pois muitas das vezes a maldade do coração pode ser prevista. Mas apenas num sentido lato, pois as pequenezes da mente humana ainda são um mistério para a maioria menos esclarecida. 

Eu estou dentre aqueles que, quanto mais tentam compreender o outro e a totalidade de suas dores e aspirações, tanto mais me afasto da realidade, buscando argumentos sempre mais complexos para explicar a simples aspiração do homem ao mal. 

Percebo agora que me empenhei numa empreitada deveras simples, com uma complexa crença de que o coração do homem não podia ser entendido. Pelo contrário, o coração do homem é movido apelas pelo desejo bestial da luxúria que lhe é natural. 

Às vezes disfarçada por uma capa de honra e nobreza, dizemos que o carinho é uma versão pura do amor... Ledo engano, o carinho é nada mais do que uma forma travestida da mesma luxúria, apenas um eufemismo, para o verdadeiro desejo primitivo que move o mundo em torpes orgias, por vezes vestidas como doces demonstrações de carinho e gentileza. O desejo é a lâmina escondida por entre belos seios e vestes carmesim, que no coração do homem lhe tiram a vida sem que percebam donde lhe vem a morte!

Não adianta disfarçar. O homem não é essa criatura nobre, pura, altruísta, que demonstra carinho pelo simples prazer de fazer o outro feliz. Não! O homem busca sua completude na satisfação de suas bestialidades, e apenas para se fazer belo ante a outras criaturas bestiais se disfarça como um sepulcro caiado, que esconde a podridão com a beleza. 

As pessoas não são tão complexas assim, eu cria que eram, mas são apenas máscaras complexas, os desejos em si são simples. Os homens são simples, difícil é a intrincada cadeia que criamos para esconder nossa podridão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário