segunda-feira, 5 de março de 2018

Ofuscamento

Dois dias difíceis. Aliás, uma semana inteira que foi bem complicada: pouco ou quase nada de bom, e muitos problemas sem solução. Ou talvez os problemas tenham ofuscado as coisas boas...

Gostaria de ser uma pessoa mais realista, daquelas que, ao se deparar com um problema sem solução simplesmente o esquece, pois sabe que pensar demais não resolverá nada. Mas eu não sou assim, sou do tipo que pensa demais, e que não faz nada mais, pois não há o que fazer. 

Me vi com algumas situações complexas demais para minha mente limitada. Mas não aceitei que não poderia resolver, e parei no tempo para tentar encontrar uma solução. O resultado foi o mesmo do início, mas agora com uma baita dor de cabeça de brinde, além de um sentimento de incompetência e incapacidade no coração.

Percebo agora que entrei num rio, um grande rio, e desejei parar o seu curso apenas com a força da minha vontade. Me desesperei ao perceber que não é possível para um homem fazer isso, mas não por ser apenas uma limitação minha, mas parte da estrutura da realidade, da qual faço parte. Aprendi então o que deveria ter sido óbvio a minha observação e experiência, mas precisei do fracasso esmagador como mestre. No entanto, outras coisas pude aprender daí...

Devo nadar contra a correnteza, e aqui não me refiro as pessoas ao meu redor, não, o meu problema não são os outros, o meu problema está em mim; Devo nadar contra os ímpetos que fluem perigosamente do meu íntimo. Devo ir contra os meus reflexos e até mesmo contra os meus impulsos mais primitivos. 

Não há como mudar o fluxo do rio, é humanamente impossível, mas isso não significa dizer que devo ficar imóvel. Eu posso me mover, ainda que não possa mover o rio, e isso mostra que eu preciso sair daqui, pois vou me afogar se continuar insistindo nessa empreitada sem sentido.

Algumas batalhas valem o sangue derramado, outras não, e espero com muita sinceridade que o sangue que jé derramei não tenha sido em vão, e que a partir de agora aprenda a escolher melhor os motivos pelos quais eu deva lutar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário