sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Aforismos e Tensão

Há uma tensão, entre a companhia e a solidão, entre o contato com o outro, seu coração, e o silêncio muitas vezes sepulcral de um sentimento diapasão. E aquela tensão, essa que a carne faz arder e que ao tutano derreter, que é como o osso da espada, deseja sem saber o que realmente se quer, deseja contradizendo a própria artéria que pulsa, deseja desejando não desejar, aorta. 

É aquela tensão, mais uma vez, que faz sentir uma solidão em meio a multidão e o som de gritos e gemidos da mesma multidão, no quarto repleto da mais completa solidão. A solidão é interna, a multidão externa, mas as coisas também se invertem, e escuto as vozes de dezenas ao meu redor, mesmo quando fujo de todos aqueles quanto me cercam. 

E então eu desejo voltar, voltar aquela turba borbulhante, sentir o calor das mãos, o hálito doce e o cheiro forte do perfume de algum amante. E é por isso que quando ele chega, me agarro ao seu braço, deito sobre seu peito, seguro firme a sua mão, é como meu porto seguro, uma rocha firme, peito tenro, quando no barulho uma vez mais me vem a solidão. 

Para mim ele representa isso, ou ao menos eu queria que fosse assim, que ele abrisse o coração a mim, como abre os abraços ao me ver, como aquele peito aberto onde me deito, feliz, abandonado, entre os amplexos do meu amado. Mas agora padeço de apego a esse sofrer, infeliz, abandonado, sob a sombra do morrer, morrer sem ser amado. 

X

Ele nunca me deixou segurar a sua mão. E eu sabia que era porque ele não me amava, sabia que nossa relação devia manter certa distância, embora nossos corações estivessem ao mesmo tempo tão distantes e tão próximos. Você, por outro lado, sempre esteve ao meu lado e eu sempre segurei sua mão, mas isso só até o dia que alguém tomar o meu lugar. Isso porque aqui, ao seu lado, não é meu lugar.

2 comentários:

  1. Perdi o fôlego já no começo...

    "Há uma tensão, entre a companhia e a solidão, entre o contato com o outro, seu coração, e o silêncio muitas vezes sepulcral de um sentimento diapasão."

    São sentimentos que com certeza senti na adolescência, mas nunca consegui colocar no papel. Talvez por falta de talento para escrever ou falta de maturidade em me expressar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha se identificado, penso que parte do trabalho do poeta seja justamente esse: expressar aquelas experiências comuns a todos mas que, por algum motivo, nem todos conseguem expressar. Assim enriquecemo-nos uns aos outros e vamos aos poucos construindo em palavras as nossas experiências. Obrigado!

      Excluir