domingo, 15 de novembro de 2020

Daqui do meu lugar

Eu entendi, acho que finalmente, qual o meu lugar em relação a você. Não é ao seu lado, não é partilhando alegrias e tristezas, não é segurando a sua mão ou sentindo seu toque, ouvindo seu coração. Daqui do meu lugar eu só posso olhar para você, e isso é o máximo que me é concedido.

Percebi que, embora sejamos políticos, somos também solitários, cada um fechado dentro de si mesmo. Eu achei que a minha sinceridade poderia ser a lança a quebrar esse escudo, entre você e eu. Mas estava enganado. A sinceridade apenas desvelou a verdade que eu fingia não ver, a verdade de que não existe, e nem há de existir por sobre a terra, um nós. 

As coisas são assim. Alguns pedem por uma chance de ser e fazer feliz, outros tomam outro caminho, preferem tomar suas próprias decisões, que não podem incluir a todos. As coisas são assim. As coisas são como uma rocha, ou o aço frio de uma espada que corta sem dificuldades as fibras de um coração. 

Isso me chamou a atenção para o quanto as relações humanas são complicadas. Somos hostis demais em nossa própria consciência, o outro não nos toca. Sob essa perspectiva muitas das coisas as quais dedicamos muito de nosso tempo e consideração não passam de mentiras, engodos. Amor, carinho, afeto... Sob esse prisma são apenas projeções de nosso eu egoísta, frio e estranho ao outro. 

As coisas são assim e não adianta reclamar, sequer adianta se demorar em falar sobre elas. É como uma montanha que se ergue imponente ante os olhos, é assim, de fato é assim. Não quero nem mesmo cair numa reflexão ainda mais melancólica sobre como me sinto depois de ser dispensado, não, eu só quero deitar a cabeça no travesseiro e aceitar, de uma vez por todas, que as coisas são assim e que talvez essa seja a derradeira prova de que preciso aceitar que meu destino é ficar sozinho, e apenas isso.

Não quero, tampouco, pensar que as coisas vão dar certo para mim uma hora, não, pensar dessa forma é pedir para se decepcionar uma vez mais, e eu gostaria muito que essa fosse a última. Mesmo sabendo que outras decepções me aguardam eu espero que sobre esse assunto eu agora consiga amadurecer, de uma vez por todas, e não depositar esperanças assim, de modo a me entregar de braços apertos ao abismo. 

Eu entendi, acho que finalmente, qual o meu lugar em relação a você. Não é ao seu lado, não é partilhando alegrias e tristezas, não é segurando a sua mão ou sentindo seu toque, ouvindo seu coração. As coisas são assim, é assim que acaba, esse é um dos muitos finais possíveis, e eu não quero me demorar mais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário