terça-feira, 21 de novembro de 2023

E a todos nós...

Você disse que tenho estado diferente nos últimos tempos, e deve ser bem verdade ainda que eu não tenha percebido. Mas você mudou também, e eu não mudei em resposta a isso. O que acho que aconteceu é que chegamos naquela fase da vida, de amadurecimento mesmo, em que precisamos fazer escolhas importantes. 

Temos aulas, projetos, trabalho, amigos, igreja, família... E tudo isso demanda de nós um esforço que, não raramente, vai muito além das nossas forças habituais, senão que passamos a sobreviver a cada dia, com o mínimo para acordar no dia seguinte.

Com efeito, também não raramente fazemos escolhas, necessárias, do que vamos fazer. Por vezes precisamos do silêncio para a atividade intelectual, assim como do outro que nos ajuda ao descanso necessário ao corpo, já que, sempre cansados, até mesmo nosso rendimento nessas empreitadas é prejudicado. 

E nos vemos então em dias que passamos horas e horas de pé em ônibus pequenos e apertados. Depois de horas de aulas exaustivas e, com isso, não é se estranhar que conversemos menos e, se observar, a qualidade do que falamos permanece, mesmo em meio ao cansaço É algo natural do amadurecimento. Triste, porém as coisas são assim e, garanto, esse breve afastamento que experimentamos nas últimas semanas não são senão uma pausa, ao passo que os sentimentos entre nós, especialmente o que me toca, o meu amor, continua intacto. 

Tenhamos paciência com esse tempo. Vamos aprendendo, pouco a pouco, a administrar melhor o que precisamos fazer. Sem culpa, isso é amadurecer. 

A sensação de estranhamento entre nós é isso, estamos tomando novas responsabilidades, amadurecendo mesmo, cada um há sua maneira. Então quando me pergunta sobre a minha mudança eu penso que, meu cansaço está tão grande que já não consigo me manter tão atento quanto antes, e você, porque ocupado com toda sorte de coisas que o sobrecarregam. 

A única mudança real que partiu de mim, ainda muito sutil na prática, é que venho tentando melhorar a forma como me porto de você. Muito conteúdo que partilho, muito do que digo, te provoca e te faz trazer lembranças de tempos que você preferiu abandonar, e eu, numa caminhada diferente, tenho dificuldade de entende que, embora busquemos destinos iguais, estamos de fato em caminhos distintos, que podem cruzar-se hora ou outra, mas ainda são distintos. 

Um exemplo real: sabendo dos limites do nosso relacionamento, que você deixou aberto ao dizer que "dizer que somos melhores amigos não é o bastante" mas que somos muita coisa, eu vejo que é importante que eu não dê, de minha parte, um título para nós. Então deveria parar de tratar você como namorado, porque é isso que eu faço mas não é isso que nós somos. Então isso é uma mudança que preciso operar no meu peito e depois transbordar para ti, e esclarecer as coisas, sendo que sei que você não disse claramente que somos apenas amigos para não me machucar.

Temos então, cansaço de ambas as partes, o amadurecimento provocado pela agitação do mundo e as mudanças internas que a aceitação da realidade nos conduz. Estamos crescendo, cada um de um modo, cada um por um caminho que, espero, conduza ao nosso Fim Eterno e, quem sabe, me seja autorizado caminhar ao seu lado. 

Não há culpado. Somos homens que estão crescendo, mas a verdadeira amizade permanece. O amor não perece, e meu amor é verdadeiro. Por hora roguemos a Deus a graça de que nossa amizade permaneça, e que Nossa Senhora nos ajude, me ajude, a manter a pureza de corpo e de alma para que, juntos, cheguemos a Pátria Celeste.  

"E a todos nós, pecadores, que confiamos na vossa imensa misericórdia, concedei, não por nossos méritos, mas por vossa bondade, o convívio dos apóstolos e mártires: João Batista e Estevão, Matias e Barnabé, Inácio, Alexandre, Marcelino e Pedro, Felicidade e Perpétua, Águeda e Luzia, Inês, Cecília, Anastácia e todos os vossos santos. Por Cristo, Senhor nosso." (Canon Romano)

Nenhum comentário:

Postar um comentário