sábado, 4 de novembro de 2023

Escondido na noite

"Tudo o que muda a vida vem quieto no escuro, sem preparos de avisar." (João Guimarães Rosa)

Permita que eu me esconda um pouco, apenas por mais uma noite. É porque, sabendo eu que estou prestes a revelar novamente aquela fera outrora adormecida pelas lentes da melancolia profunda, tenho medo de acabar ferindo você com as minhas garras ou as minhas presas. 

Acontece que em dias assim, ou melhor: em noites assim, eu tenho de conseguir lidar com uma febre surpreendente e exagerada, como uma eletricidade que percorre meu corpo e uma crescente inconsequência, quase juvenil e completamente imbecil que me torna capaz das maiores idiotices. E, sendo próximo como você é, eu não quero, nem despejar em você toda sorte de pensamentos e palavras luxuriosas que provavelmente desrespeitariam a sua honra, como tampouco te ocupar com meus dramáticos discursos sobre nosso amor. Por isso permita-me esconder apenas por uma noite. 

E por falar em noite, nas últimas noites, particularmente difíceis, em que eu adormecia clamando, em prece sincera, que não acordasse na manhã seguinte, eu ouvia a sua voz distante, ainda dizendo que me ama, e me lembrava do cheiro da sua pele naquele último beijo de despedida. E então, a cada vez, como hoje, em que você diz que me ama ou que deseja que eu fique bem, eu nem levo em consideração que tipo de amor é, se é ou não o mesmo que o meu, eu apenas me concentro que eu tenho alguém que me ama, e que eu não devia partir assim, algo como disse Marcel Proust "mas seu amor se estendia muito além das regiões do desejo físico."

Fecho então meus olhos, me concentrando em conter essa torrente que brota de algum lugar desequilibrado do meu cérebro. Tento focar um pouco no perfume da loção em minha pele ou nos óleos essenciais no ar, até na música que toca baixinha, qualquer coisa que me faça parar de pensar nesse tsunami de sentimentos e pensamentos, que me faça parar de pensar em machucar você, ainda que com palavras, como já o fiz tantas vezes. 

Percebo que voltei a ficar ansioso, que deixei isso, que tanto me machucou, tomar conta de mim de novo, e até meus sentimentos ficam confusos, e eu entro em um vórtice de confusão onde tudo se confunde: amor, desejo, raiva, ânsias de vandalismo e suicídio, heresias e piedade... Tudo se torna confuso no meu ser em noites como essa mas eu fecho os olhos e penso no seu amor.

"Aconteceu-me diversas vezes, acordando no coração da noite (a noite neste caso não demostra verdadeiramente ter coração)." (Pirandello)

X

Nós combinamos essa viagem há muito tempo não foi? Alguns anos desde que eu fui embora e que a gente tenha conseguido se ver. Desde então conversamos todos os dias e a saudade aumentava sempre mais, e finalmente então nos vimos de novo!

Depois do primeiro reencontro caloroso, de passarmos em algum lugar para comer naquela cidade que combinamos de ir juntos por ser linda nessa época do ano, nós finalmente nos acalmamos e fomos nos preparar para dormir. E então, num abraço mais apertado antes de deitar uma energia passou por entre nós, você sabe bem que naquele abraço estava todo o meu, o nosso, amor, que ficou guardado todo esse tempo e só agora encontrava vazão. 

Nos afastamos lentamente apenas para olhar bem fundo nos seus olhos e ter certeza de que era isso que ambos queriam, desejavam profundamente há tanto que já nem saberiam dizer quando começou. E o era. Então nos entregamos a um beijo apaixonado, um beijo que guardava entre cada toque quente de lábios que se tornavam rubros pela força, tudo aquilo que não pôde ser dito nem compreendido nesses tempos. Aquele olhar durou um instante breve o suficiente para entender que o que havia na nossa alma era uma chama violenta que lutava para sair. Quando os lábios se tocaram novamente eram como brasas que competiam para transformar tudo em fogo. 

Não preciso descrever a cena que veio depois, principalmente quando percebemos que, um pouco abaixo, também nos tocávamos de outro modo, e assim a noite seguiu. Me recordo vagamente de me sentar em seu colo, com uma das mãos em volta de seu pescoço e a outra pousada em seu peito, forte, sentindo seu coração bater acelerado. A melhor de todas as noites. A noite com a qual sonhei tantas outras incontáveis noites. 

Acordei, no entanto, numa manhã ensolarada, bem longe daquela cidade, com o alarme me dizendo que era hora de trabalhar e, ao meu lado, a cama vazia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário