quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Tentando te responder

Sempre rezo por você, em vários momentos e de vários modos. Peço que você continue firme e crescendo no caminho de santidade, e já vai muito a frente de mim. Penso em você e, como disse Santa Teresa, pensar em alguém é rezar por ela, com afeto, carinho, desejando o bem, o bem eterno.

Mas também tenho medo, medo que perceba a verdade. Que, para seguir na santidade deve afastar-se do que lhe desvia do caminho, e não consigo pensar em muitas coisas que poderiam desviar você mais do que eu, mais do que meus desejos, do que minha mente imunda. 

Ainda que possa dizer, como Santo André Wouters "fornicador eu fui, herege nunca" eu sei que esse meu jeito é justamente o exemplo que você jamais deveria tomar. 

E pensar nisso faz com que essas palavras sejam um exame de consciência, real e profundo, onde rasgo minha verdade em nome daquilo que mais tenho de valioso: meu amor por você.

Bom, se isso me faz desejar ardentemente caminhar ao seu lado rumo a Pátria Celeste, por outro lado me sinto profundamente envergonhado em perceber que, diante da cristalina pureza que é exigida nessas moradas, a minha imundície é rechaçada. Claro que poderia usar isso para melhorar, mas admito ser antes o poste que ilumina o caminho do que o caminheiro que caminha por ele. E isso porque se, de um lado, eu desejo caminhar contigo, por outro não posso deixar de ter os desejos que, parecem-me, nos desviariam da Jerusalém do alto. 

Me entristece pensar que esse amor, o amor tão forte que sinto ao pensar em você, que me faz suspirar, que me faz gemer prostrado, possa me levar ao inferno. Não seria esse meu amor feito da mesma pristina pureza dos cristais daquelas moradas elevadas?

Por isso penso em você, e rezo por você, e espero pelo dia, lacrimoso, em que você perceba que a santidade depende de ficar longe de mim. 

E talvez por isso eu tenha mudado, mesmo sem perceber, talvez por isso eu tenha me tornado objetivo demais, porque percebi que faria mal a você, que, a medida que nós aproximávamos ainda mais eu sentia que, mesmo inconscientemente, deseja ter você.

Tudo isso começou naquele dia, em que descontrolou meus sentimentos, que você disse que a imagens daqueles homens mexia com você. Isso me despertou, fez com que eu pensasse que, em algum lugar da sua mente ou do seu coração, estava um gatilho que eu poderia disparar, que eu poderia acionar de algum modo, e fazer você sentir o mesmo comigo. 

Mas, quando vc me disse que não queria ver aqueles homens nus para que não lhe despertassem nada, você se referia as lembranças que suprimia do seu passado. E eu sabia disso, sempre soube. Sabia e fingia não saber, e continuei alimentando essa ideia de que, em algum lugar em você, poderia despertar sentimentos e até desejo por mim. 

Mas isso era errado, e talvez tudo que eu possa fazer é, novamente, guardar esses sentimentos e, se me for dada ao menos essa honra, iluminar o caminho que deve seguir até a Morada.

Eu acho que, no fundo e mesmo sem perceber, eu só queria proteger você de mim e, quem sabe, me proteger da dor que vou sentir quando você se for por perceber o quão sujo eu sou.

Você escolheu a Direção Espiritual, foi sua primeira escolha, e isso mostra sua preocupação com sua alma, com melhorar, se tornar puro ao ponto de ser aceito nas Moradas interiores. Eu escolhi outro caminho, na esperança de que, de algum modo, pudesse ao menos fazer com que alguns queiram isso também, sendo que eu mesmo não posso entrar lá.

E talvez você se arrependa de ter dito que somos algo que palavras não podem descrever. Isso é verdade? Pois se não posso ser seu namorado é tanto melhor que seja algo além de apenas um amigo. Não posso dizer a alegria que tive quando disse que sou seu "amigo, padrinho e amor". Ainda somos assim? Ou só disse isso pra me acalmar? Ainda que no limbo do não sei quê, prefiro isso a ser apenas amigo.

Mesmo quando você disse as lembranças ruins que aquela cena trazia, quantas vezes eu sonhei que fôssemos nós dois ali?

"(...) Estou esperando por você a partir de agora e estarei esperando por você também enquanto a vida e o amor tiverem significado para você e para mim." (Albert Camus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário