sábado, 13 de janeiro de 2018

Um bom entendedor

Eu nunca entendi o silêncio. 

Nunca consegui compreender o que ele poderia tentar me dizer. 

Mesmo que tentasse, nunca teve uma mensagem clara para mim. E quanto mais não entendia o silêncio, mais me incomodava com o silêncio dos outros. 

Sempre me disseram que o silêncio é uma mensagem tão clara quanto o grito. Mas nunca consegui ouvir, embora as vezes no silêncio eu tenha dito minhas próprias mensagens. Mas pelo que aprendi da linguagem, dificilmente entendemos o que o outro quis dizer, ainda que o digamos com as palavras mais claras. Logo, quem me garante que o silêncio do outro tem o mesmo significado que o meu silêncio?

Não nego, porém, que o silêncio possua sua dose de uma pedagogia fria, displicente. O silêncio pode dizer muito, mas eu não sei compreendê-lo, e sinto muito por isso. 

O silêncio pode querer dizer adeus

Pode ser indiferença

Pode ser rancor, mágoa ou dor

Pode ser um pedido de desculpas

Ou uma velada confusão

Pode ser um pedido de atenção

Pode ser tudo isso

Ou nada disso

A única coisa certa é que o silêncio quer dizer alguma coisa, mas eu não sei bem o que é... Por isso o silêncio continua me incomodando. E penso que ele continua gritando em meus ouvidos, mas ainda assim eu não consigo entendê-lo. 

Queria conseguir entender. Mas percebo que não entendo nem mesmo o que me dizem, quanto mais o que não me dizem. 

Não sou bom entendedor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário