sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Resenha - Happy Ending Romance

Uma história que passou quase completamente despercebida no fandom BL que, com tantos lançamentos atualmente, acaba deixando de prestar atenção em alguma sobras mais tímidas mas que podem ser belas experiências. Bom, eu gosto de aproveitar de tudo e essa foi uma história que particularmente me emocionou muito.

Cha Jung Woo (Karam) era um escritor com um futuro muito promissor que acabou se envolvendo num escândalo ao denunciar grandes nomes do mercado editorial, sendo então perseguido e levado ao ostracismo quando, decidido a acabar com sua vida recebeu a ajuda de seu amigo Kim Jung Hyun (Leo, do grupo VIXX) que o leva para sua casa e o acolhe, protegendo-o desde então. Jung Woo então passa a viver a sombra do amigo, escritor famoso autor de vários best-sellers e que trabalha apenas meio período fazendo entregas para editoras e livrarias. 

Ele se encontra num estado de depressão quando conhece Han Tae Young (Ha Jong Woo) dono de uma pequena editora e grande admirador e que passa a tentar convencê-lo de voltar a publicar, ainda que isso signifique provocar de novo a fúria de grandes nomes da indústria. 

A história se desenrola então por esse núcleo onde Tae Young tenta tirar o seu ídolo do esquecimento e um Jung Woo que pouco a pouco redescobre a possibilidade de voltar a fazer o que ama, sendo despertado do seu torpor. 

A série tem um melancólico dos grandes dramas coreanos, e uma aura intimista mostrada por meio de quadros fechados e personagens silenciosos, que contrastam com o sorriso vivo e sincero de Tae Young que consegue resgatar Jung Woo da depressão. Jung Hyun, por outro lado, também ama o amigo, tendo um relacionamento meio romântico meio platônico com ele, e o protege de modo exagerado, sem permitir que ele se exponha. Muito embora a forma como ela faça isso seja na verdade dolorosa para ambos é inegável o amor que ele tem por Jung Woo e o sofrimento pelo qual ele passa tentando de tudo para proteger e não ver o amigo naquela situação dolorosa de anos atrás. 

Esses três personagens tão diferentes, o melancólico que não tem mais esperança, o sorridente e otimista e o sério e apaixonado, se combinam de um modo interessante, resultando numa obra densa que vai pouco a pouco se iluminando, mostrando como o amor sincero, a admiração, pode ser capaz de tirar alguém da escuridão.

O modo como a depressão do protagonista foi mostrada e como ele foi superando-a foi de uma beleza e simplicidade notáveis. A delicadeza com que os coreanos conseguem trabalhar esse lado sentimental das pessoas é sensacional e é exatamente o tipo de coisa que carece aqui no ocidente, uma certa sensibilidade substituída pela sensualidade justamente porque perdemos a capacidade de apreender as sutilezas. A cena de sexo, ou melhor, a cena de amor, foi de uma beleza extrema justamente porque era muito mais do que sexo, era a libertação e uma entrega dos dois, um deles que encontrou aquele que há tanto tempo admirava e outro que conseguiu encontrar conforto e alegria nos braços e no sorriso. Belíssimo. 

Enfim, ignorado por muitos mas com uma bela história, Happy Ending Romance traz uma leitura delicada da superação da depressão pelo amor e da importância do voltar a sonhar, com uma bela trilha sonora e uma fotografia intimista e cativante, personagens densos e uma mensagem profunda certamente é uma obra que vale a pena ser vista mas que só vai ser apreciada por aqueles com uma maior sensibilidade. 

Nota: 09/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário