sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Fagulha

"Eu às vezes tenho uma saudade de uma coisa que não sei o que é, nem de donde, me afrontando." (João Guimarães Rosa)

Apesar da inspiração da frase e da atual euforia, que me fez carregar três mesas por dois lances de escada logo antes das nove da manhã, o sentimento geral corresponde ao da melancolia desse dia chuvoso. Fui dormir arrependido de me humilhar novamente e de me entristecer justamente pela falta de fagulha gerada. E em dias assim eu olho pela janela e vejo refletido no céu o cinza dos meus olhos, derramando-se em concreto. Donde estão as flores do meu peito?

Ao menos consigo parar alguns instantes, tendo nesses momentos mais sentido que em todo restante dos dias. Fecho as portas e janelas e perfumo o ar com óleos essenciais e adormeço docemente pelo tempo que me for possível. Assim, essas pausas, se tornam então momento de recarga, assim como nas noites as histórias de amor se tornam o mundo em que vivo por aquela hora... 

Daí esse sentimento, com o qual comecei a escrever, uma certa nostalgia mesclada em desejo, mas ainda sem forma, apenas um vazio mesmo, que me afronta, que constantemente me suga como um vácuo. Nem mesmo os doces pensamentos me fazem entender o que é... Dias assim são frios e disformes, vazios e sem nenhum contorno.

Até penso que se conhecesse mais e novas pessoas poderia ajudar, inclusive falei exatamente disso em algum momento nos últimos dias, mas o desânimo bate mais forte toda vez que sequer penso no assunto e me vem a mente toda sorte de diferenças e me sinto até nauseado em me esforçar e me fazer explicar, como acontece tantas vezes... Conhecer pessoas é muito difícil, conviver com pessoas é muito difícil, todos parecem cansados e machucados o tempo todo e eu estou cansado e machucado demais para tentar ser diferente. Mas então, qual a razão de ser assim, tão vazio e carente do outro e, ao mesmo tempo, tão distante?

Só queria que eu lhe pudesse despertar também as fagulhas que as estranhas lhe provocam. Se meu semblante melancólico pudesse formar o olhar que traz esboçado nas suas entranhas e trazê-lo próximo ao meu peito...

"Somente uma coisa me faria bem agora. Seria adormecer com a cabeça no seu colo, você me dizendo bobagenzinhas gostosas pra eu esquecer a ruindade do mundo. Vou dormir pensando nisso." (Clarice Lispector)

Nenhum comentário:

Postar um comentário