sábado, 30 de maio de 2020

Resenha - My Engineer

O amor e a fofura, estão no ar! Depois de muitos perrengues na produção My Engineer finalmente saiu e, para alegria dos fãs, chegou tímida mas conseguiu ser super aclamada. Em tempos de coronavírus que um dos únicos divertimentos do blzeiro médio é surtar por macho se pegando na internet, essa série chegou para nos trazer sorrisos e suspiros em todos os episódios. 

Já tem pelo menos uns 2 anos que anunciaram a produção de, mais, um bl com temática universitária que se passaria na faculdade de engenharia, baseado numa novel famosa, e como todo bom clichê é bom justamente por ser um clichê a gente já ficou animado. Os meses se passaram e anunciaram o elenco, parecia que a coisa ia sair logo do papel. Pouco tempo depois tivemos a notícia que estavam atras de um novo elenco. Os fãs ficaram preocupados, o trauma de quem até hoje espera Soulmates The Series (que já virou lenda). Vários meses mais tarde anunciaram os novos nomes, com fotos e perfis e a história morreu de novo, quando finalmente anunciaram o que viria a ser o elenco oficial, e a notícia de que a produção tinha começado, mais uma vez, e que dessa vez a coisa saía. 

Corações já maltratados a série começou sem muita visibilidade, e foram feitas muitas campanhas de divulgação nas redes sociais. A produção anunciou desde o início que, sendo uma novel bem grande, teriam bastante trabalho para adaptar em várias temporadas, então todo mundo já quis garantir o pão para vários anos. Com um elenco quase todo desconhecido eles foram ganhando nosso coração com muita sutileza e uma história pra lá de adorável. 
Bohn é um veterano bonitão de engenharia que acaba encontrando um calouro fofo de medicina, Duen, dormindo no parque. Com medo de que o garoto fosse atacado por um lagarto (aparentemente comuns em parques na Tailândia) ele se aproxima do rapaz para acordá-lo, mas ele se assusta e acaba batendo no veterano que estava participando de uma sessão de fotos e agora não podia mais voltar com a cara amassada. Para fazer o calouro pagar ele o obriga a levar flores para Bohn todas as manhãs durante um mês, sem perceber que, na verdade, só estava garantindo uma forma de ver o novato de novo, e poder continuar implicando com ele. Nessa brincadeira de gato e rato, porque os dois vivem brigando, nós conhecemos também os amigos de ambos, da faculdade de engenharia e medicina, e outros casais vão surgindo. 
O protagonista, Bohn, veterano da engenharia, é brigão, mandão, resmungão e implicante. Adora perturbar Duen porque acha que ele fica fofo chateado. Ele é o típico adolescente emocionado, que já quer logo mudar o status de relacionamento do Facebook e morar junto com o namorado depois de duas semanas, sem nem terem começado a namorar ainda. Bohn é interpretado pelo Cooper Patpasit, que conhecemos por ter feito o Golf de My Bromance - The Series, e dividiu a opinião dos fãs em seu personagem, muita gente achando ele um cara muito ciumento que precisa de umas boas sessões de terapia, já que passou mais da metade da série correndo atrás do Duen para perturbar o menino e fazer ele se apaixonar. 
Duen, por outro lado, é a coisa mais fofa do mundo, com todo mundo menos com o Bohn, que ele odeia. Ele é o tipo de personagem que faz a gente se apaixonar pelo sorriso e pela timidez. Estudante de medicina, ele agora tem que levar flores para o veterano da engenharia, do outro lado do campus, todo dia, só pra se desculpar por ter interrompido a sessão de fotos do gatão. Duen perde a paciência com Bohn rapidinho, mas não consegue fugir dele por muito tempo. É interpretado pelo fofíssimo Poy Kritsanapong. 

Entre os amigos de Bohn nós temos King (Lay Talay, que está no ar também ao mesmo tempo como protagonista de YYY, e deveria ganhar o Prêmio de cabelo mais bem cuidado da Tailândia, segundo pesquisas feitas pela revista Eu) que é apaixonado por plantas e morre de medo de cachorros. O apartamento dele parece uma verdadeira floresta e o passatempo dele é conversar com todas as suas plantinhas, além de montar terrários e outras coisas relativas as plantas. Ele acaba se aproximando de Ram, amigo de Duen,  e eventualmente vendo um sentimento nascer entre eles, depois de o encontrar um dia andando pelo campus, em que se viu com medo de um dos cães que o calouro de medicina cuida. Os dois se tornam bons amigos, se apoiando em momentos difíceis e cuidando um do outro sempre.
Ram é um amigo próximo de Duen, um cara sério e calado, mas que se preocupa muito com os outros. Ele é tão caladão que passa vários episódios se comunicando com King só por mensagens, mesmo estando cara a cara com ele, ou acenando com a cabeça. Tanto que o veterano apelida ele de Cara Frio, ou Garoto Distante (ou outra coisa porque eu vi que cada fansub colocou um trem diferente). Mesmo sendo sério e um pouco frio mesmo, ele acaba se aproximando também de King, que o entende mesmo sem precisar dizer nenhuma palava. Ele é interpretado pelo Perth Nakhun, que é metade tailandês e metade australiano, e que adora falar em inglês com os fãs internacionais, além de estudar japonês nas horas vagas. 

Outros dois amigos de Bohn são Boss e Mek (Inntouch Naphat e Ryan Peng). Os dois se conheceram quando ainda eram calouros e um veterano acabou colocando neles os apelidos de Esposa Boba e Marido Mudo num daqueles eventos de calouros da faculdade, porque Boss era todo exagerado e extrovertido, enquanto Mek era mais calado e tímido. Como resultado eles passaram a se tratar como se fossem um casal desde então, mesmo sendo só amigos. Acontece que Mek na verdade é apaixonado pelo amigo, que está mais interessado em Fon, uma aspirante a idol, e em todas as outras garotas do mundo. 
Esse casal teve um probleminha na pós-produção. Ninguém entendeu direito o motivo de os dois parecerem um casal na série se na divulgação Boss fazia par com Fon. Mas o lance foi que rolou uma treta entre Ryan, que é chinês, e a produção. Ryan não domina bem o idioma e por isso seu personagem acabou sendo dublado na série, e ele não participou dos eventos de divulgação com o elenco pois a empresa o acusou de ter atrapalhado as gravações e que por isso romperam o contrato com ele, que agora processa a produtora. Ninguém entendeu, no entanto, por qual razão selecionaram um ator que não falava direito o idioma só pra terem o trabalho de dublar ele mais tarde. Já na treta com a produção ninguém sabe direito quem ta certo, mas os fãs foram atrás de ouvir a versão do ator, que agora faz algumas lives, contando um pouquinho da convivência com os meninos, especialmente com Inntouch, seu par. 
O último casal é Frong e Thara. Frong (Shane Nutchapol) é um arrogante veterano de administração, e rival de Bohn no concurso de Luas do campus. Ele acaba gostando de Duen, num primeiro momento, e até chama o calouro pra sair, o que deixa Bohn irado quando ele descobre. Ele conhece o Dr. Thara (MD Nutthapong) quando precisa ir ao hospital depois de bater a cabeça. No começo ele implica com o estudante de medicina que, segundo ele, ainda não é médico de verdade, mas passa a respeitá-lo quando descobre que ele ajuda na equipe de tratamento de sua mãe, nascendo ai uma amizade baseada no carinho de Thara por seus pacientes e da vida conturbada de Frong. 

O maior ponto positivo dessa série é que ela foi a única, que eu me lembre, que desenvolveu bem todos os seus casais. Todos. Claro, nem todos terminaram juntos porque é clara a intenção da produção de fazer uma segunda temporada. E alguns casais precisavam de mais tempo para se entenderem, visto que suas histórias são mais complexas, mas os fãs sentiram bem esse carinho em mostrar todos sem correr com a história de ninguém, mostrando que cada um tem o seu tempo e que as pessoas têm formas diferentes de encontrar o amor. Isso foi muito legal. 

Por não ser uma produção muito cara, e que já tinha gastado muito com as outras iniciativas que não deram certo, algumas coisas não saíram tão bem. Alguns erros de continuidade aqui e ali, furos de roteiro e tal, mas nada que incomode. A fotografia também não é a mais perfeita, embora seja muito bonita em alguns momentos. 

Eles souberam compensar isso com o roteiro que sempre tende pro alívio cômico quando as coisas ficam sérias demais. Temos um elenco cheio de personagens caricatos e piadas bobas o tempo todo, o que deixa uma aura leve e muito gostosa de acompanhar, principalmente na época em que estamos, tão tensos com tudo que tem rolado fora das telas no mundo todo. 

A trilha sonora é uma fofura, e tanto a abertura quanto a faixa de climax dos casais fica na cabeça e super valem a pena de serem ouvidas. 

Temos então uma verdadeira obra de arte: My Engineer é obrigatória pra quem precisa relaxar um pouco nessa pandemia e é a pedida certa pra quem gosta de casais fofos, boas risadas e um clichê romântico daqueles que nós amamos. 

10/10

E, como não poderia ser diferente, a melhor notícia de todas:

7 comentários:

  1. Realmente uma ótima série, n é a mais perfeita entretanto entrega o que promete
    Ansioso p segunda temporada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fiquei mega ansioso, principalmente pela promessa que o foco da continuação vai ser em TharaFong e RamKing <3

      Excluir
  2. A série é otima... mas ainda fica a duvida, quem vai fazer par com o boss na 2 temporada? ja que o Ryan saiu... nao sei se tem a novel ja.. mas eu vou prucurar

    ResponderExcluir
  3. Olha eu tbm estou em dúvidas. Lançaram alguns MVs e fotos de campanha depois do encerramento da exibição e ele aparece sozinho ou com um dublê que não mostra o rosto. Particularmente não me importo se mudarem o ator já que é praticamente impossível do Ryan voltar... Já tem a novel sim, e é bem grande aliás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você sabe onde eu posso ler a novel?

      Excluir
    2. Olha, provavelmente no Wattpad deve ter mas dificilmente vc vai achar completa, isso pq só a de My Engineer tem mais de 800 páginas, e parte da histórias dos outros casais são de outras quase tão grandes quanto. Se vc ler inglês é capaz de achar tudo.

      Excluir
  4. Olá! Amo essa série! Todas as vezes que quero sentir o coração aquecido, eu a revejo! Adoraria ver a segunda temporada, mas pelo andar da carruagem, vai virar lenda urbana... É uma pena, porque dentre as muitas séries que vemos, essa é doce e completinha. Espero que o sonho de ver a segunda temporada se torne realidade!!

    ResponderExcluir