sábado, 20 de junho de 2020

Quando eu os seus cabelos afagava

O que isso significou? É complicadíssimo, tentar entender as razões por detrás das ações de algumas pessoas. E, além disso, quanto mais perto estamos de algo, mais difícil fica de vê-lo. Hoje é um desses dias, que me sinto confuso por estar tão próximo e, ao mesmo tempo, tão distante. 

Eu sempre tentei entender, o que significa cada gesto dele, cada palavra, cada sorriso, cada abraço apertado e demorado. Mas eu nunca entendi. Ou talvez eu entendesse e me recusasse a aceitar isso, medo do conhecimento por presença, fuga da realidade. 

Talvez porque eu sei que, no fundo, cada uma das ações dele são sim de carinho, mas apenas isso. Um abraço, para ele, é um abraço de carinho num amigo, em alguém com quem compartilhou momentos difíceis e também sorrisos. Mas não é como para mim que um abraço significa um encontro íntimo entre dois corações. Considero o abraço uma proximidade quase maior do que a do sexo em muitos aspectos, inclusive. 

Tentei não pensar muito nisso hoje, e apenas aproveitar o tempo em sua companhia. O abraço, que foi apertado e demorado como sempre, me aqueceu, mas não me fez perder o equilíbrio como antes, muito embora ele tenha me jogado na cama depois disso, mas acho que não vem ao caso. O sorriso e as brincadeiras, o carinho que fiz em sua cabeça enquanto estava no meu colo. Carinho, carinho entre amigos. É só isso e nada mais. E isso não é algo ruim! É isso que eu preciso entender. Compreender que é essa a forma que ele tem de me amar, e que eu preciso amá-lo da mesma forma. Se meu amor é verdadeiro, deve adaptar-se as necessidades do amado, e se ele precisa de um amigo, que seja eu o seu melhor amigo. 

Em meu peito florido
Que, inteiro,
Para ele só guardava.

Quedou-se adormecido,
E eu, terna, o regalava,
E dos cedros o leque o refrescava.

Da meia a brisa amena.
Quando eu os seus cabelos afagava,
Com sua mão serena,
Em meu colo soprava.

E meus sentidos todos transportava.
Esquecida, quedei-me,
O rosto reclinado sobre o Amado

Tudo cessou. Deixei-me.
Largando meu cuidado
Por entre as açucenas olvidado.*

Nos afastamos, para uma distância segura, de forma a não perder o contato, mas nunca com aquela intimidade de antes. Mas, mesmo que algo tenha se quebrado entre nós, algo que nunca poderá ser recuperado, ainda existe um laço que nos une, e eu pude ver isso com clareza hoje. Ainda há algo, e esse algo é a amizade, sempre o foi, e não pode ser outra coisa. Quanto tempo levei pra perceber... 

E no fim, a despedida. Outro abraço, sorrisos e promessas de novos encontros. Sem o peso do desejo, sem a dor do adeus, porque não foi um adeus, mas uma té logo. Mesmo que ainda existam pontos a serem acertados, dúvidas esclarecidas arraigadas no mais profundo dos nossos corações, num abismo tão profundo que sequer é tocado pela luz, mesmo eu ainda me sentindo confuso com isso, com o que pode ter sido tudo isso. Pode não ter sido nada, mas e se tiver mil motivos por trás que eu não consegui ver por estar perto demais?... Mesmo assim as coisas se mantiveram de pé. Mas deveria ser assim? Não deveria ser um recomeço? Ou estou certo em encarar as coisas como parecem ser?

Como as flores à deriva no céu azul, 
eu me lembro de nossa juventude destemida
Gusu alegra-se com a primavera mais uma vez
Montanhas fugazes além das nuvens
Fiapos brancos pavimentando um caminho para o meu desejo
Mesmo que você tenha ido embora, 
meu coração congelado ainda está para derreter

Sementes de lótus encharcadas na chuva
Postes de bambu passando livremente, quem pegou?
Em todos esses momentos agridoces, você os cumprimenta com um sorriso

Então é assim que é, você é o único que eu mantenho nas minhas memórias
Como esses sentimentos podem ser evitados?
Juntos podemos compartilhar nossa tristeza e felicidade?
Você manteve seu coração de cristal durante todas as tempestades

As pessoas dizem que você é desobediente e livre
Mas por trás de tudo isso, você estava mergulhado no caos
Um pequeno barco navegando em um rio enevoado
Quem assistiu como Yunmeng se afogou em chamas?
De repente, eu estou acordado quando as miragens desaparecem

Três mil regras deste mundo não poderiam ser comparadas 
a um pote meio vazio do sorriso do imperador
Quem ficou bêbado com isso?
A cítara está agora em silêncio, esses sentimentos podem ser notados?

Então é assim que é, os momentos que compartilhamos passaram como um piscar de olhos
Não há necessidade de manter a tristeza do passado em seu coração
Com você ao meu lado o vinho continua quente, morte e sofrimento são apenas momentaneamente
Dez anos se passaram enquanto nossos sonhos ainda estão em chamas

Então é assim que é, você é o único que eu mantenho nas minhas memórias
Esses sentimentos não podem mais ser evitados
Juntos vamos compartilhar nossas lágrimas e risos
Eu preservarei seu coração de cristal através de todas essas tempestades**

~

*Noite Escura, São João da Cruz.
** Tradução de WANGXIAN, de Mo Dao Zu Shi (The Untamed)

Nenhum comentário:

Postar um comentário