domingo, 4 de outubro de 2020

Silêncio

Eu tentei tirar uma foto minha contra o céu acinzentado do fim da tarde, nesse tempo seco o início das noites tem uma fria, dura, como o calor que caustica e constrange, que nos faz derramar em pequenas gotas de suor, desânimo e fadiga. 

As minha habilidades fotográficas sempre deixam por desejar, não me saí nada bem. Mas ainda assim valeu a pena ter olhado o céu e, não projetando nele o meu estado emocional, sentir que ele se projetou em mim. O fim de tarde é silenciosos. Os trabalhadores voltam para casa enfastiados de seus serviços, humilhados, exaustos. Nos fins de semana alguns já sucumbiram ao cansaço do descanso do fim de semana. O churrasco com a cerveja quente do sol e o som no talo deixou-os mais cansados e estressados do que antes, mas eles não percebem isso.

O silêncio da tarde é também um prenúncio da noite, que é quando a calmaria reina absoluta por debaixo dos olhares brilhantes de miríades de corpos celestes que de lá de cima nos observam. O silêncio é também o recolhimento de alguém que precisa se entender, se reconectar consigo mesmo. Perceber o que deve ser cortado e o que mais precisa ser alimentado. O silêncio, embora assustador, também pode ser refúgio. 

Quem nunca se refugiou no silêncio? Para ouvir o próprio pensamento, a própria voz, ou simplesmente para não ouvir nada mais, apenas para que aquele limbo nos sirva de alguma intelecção. Fuga do que nos assusta, do que grita em nossos ouvidos, fuga disso que percorre nossas veias, fazendo-nos tremer, que nos traz lágrimas aos olhos e deixam nossos amigos sem entender. Mas é preciso entender-se, um pouquinho que seja, primeiro, antes de permitir que os outros entendam. 

E eu espero que entenda. Que entendam o que é o amor, que há alguém que ama sem cessar com coração ardente, que há uma vida de possibilidades, que há muitas canções esperando, que há muitos sorrisos, que há muitos abraços capazes de reduzir toda a existência aquele breve aperto de braços e tocar de corações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário