domingo, 4 de setembro de 2022

Valor

Qual o valor da pessoa humana? O que vale para conseguir atingir um sonho? Acho que são perguntas que, em tempos onde o aborto é considerado um direito enquanto a legítima defesa é um dever do Estado, vêm sido deixadas de lado e que esquecemos completamente que, em tudo que fazemos, lidamos com nossa própria dignidade e a dignidade do outro. 

Estava assistindo a um episódio de War of Y onde o personagem principal fez de tudo pra ser reconhecido no meio do entretenimento: promoveu como um shipp, fez dezenas de participações em eventos, atuou em séries com apelação de mercado e chegou a se prostituir em jantares com empresários importantes na promessa de conseguir um bom papel numa emissora famosa, no final sendo substituído por seu próprio parceiro e por um colega de agência que ele desprezava. Aliás, antes de chegar no ponto mais importante eu queria destacar esse detalhe: a forma como ele tratava com desprezo todo mundo que não poderia ser um degrau pra ele subir na carreira, como os colegas que faziam o casal secundário na série em que ele protagonizava. Ele só dava atenção pra quem pudesse ajudá-lo de alguma forma, sendo grosso com todos os outros. 

Mas o ponto principal é que ele esqueceu o próprio valor no meio do percurso. Sua agente marcava os jantares com homens importantes que, mesmo sendo casados em sua maioria,  se aproveitavam dele e de seu desejo de subir na vida e conseguir destaque. Vale tudo, dormir com colegas, arranjar parceiros sexuais para os agentes, aceitar dinheiro vindo dessas relações... E no meio ele perdeu a própria alma ao perceber que ficou sozinho e que já não sabia mais em quem confiar, já que todos pareciam querer algo dele. 

Uma cena marcante foi do fim desse primeiro arco onde, depois de conseguir um favor, ele pergunta ao cara que o ajudou se ele quer alguma coisa em troca (se referindo a algum favor sexual) e o outro o responde com "você conhece a palavra amizade?" o que foi um choque. Ele sempre esperou que precisaria fazer coisas pra conseguir o que quer que fosse, não imaginava que alguém poderia ajudá-lo porque gostava dele de verdade ou porque era a coisa certa a se fazer. Ele mesmo tentou seduzir esse rapaz para que ele o ajudasse e, ainda que ele tivesse sentimentos pelo veterano, ele o ajudou não por interesse mas porque era o certo a se fazer. 

Ele chegou ao desespero de tentar se matar, sendo salvo por seu parceiro de shipp e amante, mas até então o relacionamento deles era puramente profissional e sexual. No entanto para o outro o sentimento dele era real e ele o salvou porque o amava mesmo. Ele demorou a entender isso porque, depois de tantas tentativas, só conseguia ver a si mesmo como uma moeda de troca. Até sua personalidade se perdeu no personagem que ele fazia, e se surpreendeu quando os fãs disseram que ele ficava ainda mais bonito quando não tentava parecer fofo. Ele vendia sua imagem e ele mesmo já não se enxergava digno de um sentimento verdadeiro. Os amigos e o amante verdadeiros no final o mostraram o contrário disso, que é possível ter uma carreira sem se vender e que é possível encontrar sentimentos verdadeiros até nesse meio, ainda que ele não seja tão famoso quanto deseje ainda consegue ter sua dignidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário