sábado, 17 de fevereiro de 2024

Tarde raivosa de verão

Que as pessoas dificilmente entendem o que eu digo não é nenhuma novidade. Acham que eu estou exagerando ao dizer que vivo rodeado de miséria. Mas, apontam elas, eu tenho um trabalho razoável, moro numa cidade em que todos os indices apontam com sendo uma das melhores para se viver, com uma boa relalçao entre a oferta de empregos e o custo de vida. 

Elas não entendem o que quero dizer. A miséria a qual me refiro não é dessa natureza. Sim, a geladeira de casa está sempre cheia, e não passamos necessidades dessa ordem. Mas e o fato de que todos aqui claramente têm depressão em algum nível? E a apatia que nos cerca? E quanto a absoluta miséria moral que enfrento, seja ao sair do quarto afora até voltar pra casa de noite? 

Eu nunca cheguei a passar fome, e tenho internet em casa e um notebook novo. Mas a minha família ainda acredita que trabalhando firme nós vamos conseguir comprar um carro e ir a praia toda semana. Assim como achavam que, vindo para cá, iríamos a praia toda semana. Faltava a eles essa pequena dose de realidade,

Nessa vida algumas pessoa vão à praia toda semana, outras têm ar-condicionado em casa e outros, a maioria, só pode comprar uma caixa de cerveja barata e suportar os meses de calor intenso do verão, sem nada que possam fazer. Essa impossibilidade, pura e simples, de mudar uma realidade tão básica quanto o lugar em que se vive, ou as formas mínimas de conforto e dignidade, isso elas são incapazes de perceber. 

Esse tipo de burrice, de cegueira social, de esperança estúpida e sem fundamento de um dia (quando?) as coisas vão mudar e melhorar, me incomoda profundamente, porque projetam em mim essa esperança, sendo que, eu o sei bem, o nosso futuro é continuar na mediocridade. 

E nem vou começar a falar do ambiente moral, onde esperam que eu me dedique a adular pessoas cuja maior realização de vida é serem aduladas onde quer que vão, por não terem feito nada, e por viverem melhor que todos. Esse é assunto que me embrulha o estômago de tal modo que é melhor deixar pra outro dia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário