quinta-feira, 18 de abril de 2024

Amor e vigília

Ocean Limited, Alex Colville

"Na solidão, onde todos se veem limitados aos seus próprios recursos, o indivíduo enxerga o que tem em si mesmo." (Arthur Schopenhauer)

Tenho buscado ficar em silêncio, por várias razões: cansei de me expressar, de dizer o que sinto, de me abrir e receber em troca apenas silêncio. Não quero mais me humilhar, mesmo que sempre acabe voltando e me humilhando. A verdade é que ele dará graças quando eu já não estiver mais de modo algum presente na vida dele. Isso se parece muito com algum tipo de sintoma bordeline, mas eu já estou desacreditado demais de mim mesmo para buscar algum tipo de ajuda. 

Ele esconde de mim seus anseios, e já compartilha apenas aquilo em que, de algum modo, posso ajudar. De certo modo é como todos os outros que só me procuram quando precisam de algo e me jogam fora quando não sou mais útil, e eu mesmo sei que sou bem inútil, portanto não preciso esperar que ele chegue a essa conclusão. Meu amor foi rejeitado, em todas as centenas de declarações, e eu não sou nada além disso, então não há porque falar, senão que me humilharia mais e mais. E se sou incompreendido por ele, do qual me fiz tão próximo, que se dirá dos estranhos que estão ao meu lado, e que me julgam com superioridade de espírito, baseados numa moral kantiana estúpida, me tomando como cristão hipócrita, do alto de suas cátedras de juízes supremos do certo e do errado. 

Sei que fui talvez meio grosseiro e ríspido, mas precisava dizer o que vinha me machucando, porque sendo eu um homem que se expressa de palavras estava já me vendo sufocado por elas, sufocado pelo amor que começou a se acumular no meu peito. Precisava dizer, a você, porque os outros já não significam nada para mim e, muito embora a perspectiva de não significar nada para você continue a me perseguir como fantasma à espreita, como leão que busca a quem devorar, eu senti, naquela hora, que precisava te dizer o que sinto de verdade.

Precisava dizer a você e não tinha intenção de te machucar, assim com você também nunca quis me machucar, mas ainda assim acabamos por ferir um ao outro. Comos chegamos a isso?

O fato é que estou cansado, de ser feito de idiota e desprezado, mesmo quando fui sincero em entregar meu coração. O fato é que prefiro ficar sozinho e esperar pelo meu fim, do que ficar a espera de migalhas enquanto meu fim se aproxima do mesmo modo. Ficaria feliz, genuinamente feliz, se a morte se apresentasse a mim ainda hoje. Onde está tu, ó velha amiga?

"Eu não sabia que o amor requer vigília." (Raduan Nassar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário