sábado, 26 de dezembro de 2020

O Primeiro X Outro X Resposta

O PRIMEIRO

Já tem bastante tempo que eu não o vejo, isso é verdade, e muito me surpreendi quando o vi entrando pelos portões do lugar que me é tão caro. Essa foi minha primeira impressão. Conforme você ia caminhando, sentando-se perto da porta, mais eu sentia que invadia um pouco do meu espaço, ainda que estivéssemos há muitos metros de distância e eu tenho certeza que você nem sequer conseguia me enxergar direito. Ainda assim a sua presença lá no fundo ainda era opressiva, de algum modo.

E eu senti então um misto, de várias sensações que eu precisaria de décadas de estudos e leituras para conseguir sequer começar a descrever. Era medo, senti o cheiro do medo começando a exalar do meu corpo, como o suor por entre meus poros. Medo daquilo que eu sentia quando o via todos os dias, medo do seu olhar de julgamento, quando me olhava com certo desprezo, com certa afetação de superioridade. Eu não gostava daquilo e aquela sua pose, altiva, sempre superconfiante, me assustava, a mim que estou sempre inseguro de mim e de tudo o que faço. Minha insegurança e autoestima combalida fizeram, em contraste com sua confiança me deixaram sempre com medo de me aproximar, mesmo quando essas mesmas características me faziam flutuar para o seu lado, de algum modo inconsciente, desejando cada vez mais proximidade. 

Ao mesmo tempo que eu desejava certa proximidade eu sentia medo, e vontade de me afastar de você, cada vez mais. E eram sentimentos conflitantes, eu sei, e pude sentir cada um deles de novo ao ver você ali, de pé, confiante e apolíneo, enquanto eu estava num lugar mais alto, curvado e fechado em minha própria insegurança, em meus próprios medos, alguns deles despertados pela sua presença.

OUTRO

Também tenho esse duplo ímpeto travando uma embate feroz dentro de mim quando se trata de você: Por um lado quero ficar longe, longe de tudo o que pode me machucar, longe da dor que já senti, longe de querer me iludir com os pequenos gestos de carinho que ganho de você. Por outro lado eu quero ficar cada vez mais perto, e é por isso que aproveito toda e qualquer oportunidade que surge para me aproximar de você. É por isso que puxo as suas pernas para cima do meu colo, por isso te abraço e te beijo sem nenhuma razão aparente, é por isso que gosto de ficar deitado com você, assistindo alguma coisa ou simplesmente conversado, o que me importa é estar ali, tendo você do meu lado, tocando sua mão, sentindo o seu hálito sob a minha pele, segurando a sua mão. E, ao mesmo tempo em que cada uma dessas pequenas coisas me dão esperança, me fazer crer num amor puro e verdadeiro, capaz de superar o próprio destino, eu também vislumbro o triste dia em que eu serei deixado de lado, quando você finalmente encontrar alguém, quando eu for substituído, quando eu já não for mais importante...

RESPOSTA

Existe uma batalha travada dentro de mim, entre não duas mas várias facções. Eu desejo amor, mais do que tudo, desejo amar e ser amado, desejado. Desejo alguém ao meu lado, para dormir nas noites de chuva e assistir filmes nas tardes nubladas. Desejo aquele olhar apaixonado dos jovens por quem passo nas ruas e que parecem ter encontrado no outro uma razão para viver.

Mas eu também quero que minha razão para viver não esteja no outro, não o outro que pode partir amanhã sem maiores explicações, não o outro que pode me dar as costas sem sequer olhar para trás. Eu não quero isso. 

Outra parte de mim tenta me dominar pelo medo, medo da dor, do abandono. E outra parte busca ainda tentar conciliar tudo isso me enlouquecendo completamente, me tornando irresponsável, sem pensar nas consequências dos meus atos, tentando me convencer a seguir os meus instintos não importa quais sejam os resultados. É um amálgama que não consigo explicar, tendo pelo menos uma centena de tensões que eu não consigo sequer colocar em palavras, mas que estão aqui, mergulhadas em mim, revolvendo com violências as águas obscuras do meu coração, do meu ardente coração que quer dar-se sem cessar mas que não sabe que coração quererá corresponder, mas parece que é vão que procuro essa resposta...

2 comentários:

  1. Descreve tudo que sempre busquei e continuo buscando. Procuro meu par para harmonizar e equilibrar a balança do meu coração ♎

    ResponderExcluir