terça-feira, 26 de julho de 2022

Abismo de Compaixão

É interessante como a profundidade do simbolismo pode servir-se de um mesmo símbolo para se referir a experiências ruins quanto as mais elevadas. Num belíssimo hino mariano nós nos referimos a Maria Santíssima como "abismo de compaixão", o abismo é, normalmente, associado a queda e ao pecado, no salmo mesmo canta-se "das profundezas eu clamo a vós, Senhor" (Sl 129) e assim entendemos que trata-se das profundezas do abismo do pecado e da morte, é de lá que urge essa oração do pecador contrito que reconhece-se pequeno e então eleva sua alma em prece. Mas, quando nos referimos a Maria como "abismo de compaixão" nós estamos falando de outra realidade. Como mãe que abre seus braços para receber o filho que retorna ela o envolve em amor tão grande, tão intenso que ele se vê engolido por um abismo, por um amor tão profundo que o recobre dessa compaixão por todos os lados. Assim como alguém que cai em um abismo e nada vê além da profunda escuridão, nos braços da mãe ele não vê mais nada além daquele profundo amor. Mesmo sendo um abismo ali há luz que guia com mais clareza que a do meio-dia. 

Em momentos como esse é bom meditar as nossas quedas e oferecê-las ao Pai por intermédio da Mãe, só assim, só com essa sinceridade de coração podemos nos apresentar diante D'Ele. 

Por isso que nos últimos dias eu venho tentando fazer dos meus sentimentos e pensamentos ruins uma oração a Deus. Todo meu rancor, a dor que eu tenho vontade de causar a quem me machucou, eu ofereço isso a Deus, porque ele sabe que isso está em meu coração e, quando Maria então pega isso, que é o que há de mais baixo em mim e entrega ao Pai, ele pode transformar isso no que seja de melhor proveito para mim e meus inimigos. Já que eu não posso fazer o bem, entrego meu mal e então dele Ele tira o bem. Transforma-o. 

É aí que me lanço nesse abismo de compaixão, pois eu mesmo não sou digno de me aproximar Dele, é melhor que vire o olhar, já que tudo que tenho a entregar é esse rancor, esse ódio. Mas no abismo do Coração de Maria, naquele coração transpassado pela espada e coroado de flores perfumadas, eu sinto isso se transformar em amor, pouco a pouco transformando a mim, a imagem e semelhança Daquele Sagrado Coração. É aqui que, me entregando a ela, me apresento diante D'Ele. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário