segunda-feira, 18 de julho de 2022

Considerações

Eu continuei um bobo na presença dele, sorrindo e me fazendo dócil, e não conseguia desviar o olhar do seu corpo, quando ele passava eu o seguia quase que inconscientemente. Eu me odiei cada vez que me peguei olhando para ele, e sentindo que aquele desejo, aquele que eu neguei por tanto tempo até mesmo para mim, ainda estava ali, me controlando depois de tudo. Quando ele se despediu, com aquele sorriso, provavelmente forçado ou efeito da cerveja, eu fiquei impactado, e meu olhar se focou num ponto específico da mesa a minha frente, o toque no meu ombro, ele nunca me tocava, e eu odiei sentir a sua mão em mim, só queria poder desaparecer, ou que ele desaparecesse. Assim esse desejo, proibido, pode ser extinto do meu coração de uma vez por todas. 

X

Foi apenas um instante, brevíssimo, que passou despercebido por todos ao redor. Naquele momento, quando ela voltou o rosto para mim, com seu cabelo de fogo esvoaçando em suas costas, eu a fitei com o olhar mais gélido que pude, e sei bem que a frialdade que havia nos meus olhos vinha do mais profundo lago do meu coração, do Cocytos onde habitam os traidores. Eu senti até mesmo um vento frio de verdade, de repente agitou a minha bata, como se o próprio universo compartilhasse do profundo desprezo que sentia. Mas isso não é o bastante, pois o que eu queria na verdade era não sentir nada, se possível nem me lembrar do seu rosto. Pois bem, como eu me lembro, é bom então que junto ao seu rosto fique também a recordação de nunca esperar nada de ninguém, ou melhor: esperar sempre o pior pois, por mais que uma pessoa se mostre próxima ela pode te apunhalar pelas costas no instante seguinte, e pode fazer muito mais do que achamos ser possível para alguém nos destruir. As pessoas sempre surpreendem em sua malícia, a bondade, no entanto, anda em falta, mesmo no meu coração que ainda não conseguiu perdoar. É justamente por confiarmos ao outro a proteção das nossas costas que eles podem enfiar nela um punhal livres de qualquer culpa: não precisam olhar para nossa cara, horrorizada pela traição.

X

Foi uma noite inquieta, me deitei de madrugada depois de ver alguns episódios de série, tive um sono inquieto repleto de imagens de conhecidos, sorrisos e discussões, amanheci com a sensação parecida com a de ter sido atropelado por um trem carregado com pedras. Lembrei da noite de ontem, daquela pessoa inesperada que se aproximou e disse que iria sentir minha falta, do seu sorriso tímido e bonito, do nosso abraço envergonhado. Abri a página da minha conversa com outra pessoa, pensei em responder. Acordei nessa manhã de segunda me perguntando se valeria a pena e não, não valeria, quase nada vale a pena. Me tornei descrente até mesmo na menor das esperanças.

X

"Tudo o que era mau atraía-me: gostava de beber, era preguiçoso, não defendia nenhum Deus, nenhuma ideia, opinião política, nenhum ideal. Eu estava instalado no vazio, na inexistência, e aceitava isso. Tudo isso fazia de mim uma pessoa desinteressante. Mas eu não queria ser interessante, era muito difícil." (Charles Bukowski)

Nenhum comentário:

Postar um comentário