quinta-feira, 3 de agosto de 2023

Voltando a dormir

Eu tento me disponibilizar sempre que possível, sério mesmo. Eu gosto de escutar quando as pessoas precisam ser ouvidas, gosto quando elogiam o meu trabalho, e aqui me permitam por favor um pouco de egoísmo: é claro que ninguém suportaria um trabalho apenas com cobranças e críticas, e gosto, principalmente, de tratar bem e ser tratado bem. 

Mas, apesar disso, eu queria conseguir equilibrar isso em ter um pouco mais de tempo, de não deixar a minha barba crescer tanto assim porque na folga estou cansado demais pra sair da cama, de conseguir fazer mais do que apenas ir e voltar, num ônibus infinito. Às vezes fica difícil cuidar de mim, e então eu vou deixando as coisas passarem, e acho que isso é uma certa inversão de valores porque, quando tudo começar a pesar demais eu nem mesmo vou conseguir ajudar, porque esqueci de me cuidar, e já vi isso acontecer não é? Me lembro bem da época que, no meio de tantas obrigações, não tinha nenhum tempo para mim mesmo. 

Até essas palavras, no entanto, eu escrevo sob um cansaço tremendo, sabendo que precisaria fazer a barba, a sobrancelha e talvez depilar as pernas, me cuidado um pouquinho mais já que eu mesmo trabalho atendendo pessoas. Isso aqui é apenas uma pequena digressão, eu logo vou voltar a dormir, afinal essa semana eu não tive nenhum dia de folga e meu corpo já dá sinais de fadiga e cansaço, ao mesmo tempo que ecoa em mim os olhares acusatórios de que não faço nada. Paciência.

Só queria não ser um idiota útil. Mas não consigo tirar uma foto decente, ou fazer uma arte decente, ou ser um líder decente, ou um agente de pastoral decente, ou um padrinho, amigo decente. Nada. Sou apenas uma sucessão de fracassos, e nem mesmo meus fracassos são memoráveis. Quantos amores não conquistados, quantas missões fracassadas. Algum aprendizado? Aprendi que não sou bom em nada e que é sim possível ser ruim em tudo e perder todas. Consegue enxergar  o meu sorriso irônico levemente esboçado no meu rosto enquanto escrevo essas palavras?

Devia conseguir pelo menos fazer a barba, aqueles malditos pelinhos começam a crescer na minha bochecha, mas acho que vou só voltar a dormir...

Um comentário:

  1. Pelo menos decente
    Você escreve certo.
    Muita gente troca
    Decente
    Por descente.
    O que é engraçado.
    Porque Enquanto você tenta ser correto,
    Decente.
    Você vai por caminhos
    errados,
    Descentes.
    Que descem,
    Desabam
    E acabam

    ResponderExcluir