sábado, 4 de janeiro de 2020

Sobre a coragem


É com o semblante envergonhado que me dou conta, do quão errado estou como cristão. Choramingando e lamentando pelos cantos, com um olhar de raiva e vingança na face. Não é dessa maneira que deveria enfrentar os meus problemas. 

"Se vos perseguem por causa de mim, não esqueçais o porquê. Não é o servo maior do que o Senhor."

E cá estou eu, reclamando por ter sido abandonando quando meu Senhor, estava sozinho na cruz quando se entregou por mim. Estava sozinho no Monte das Oliveiras quando fora tomado pelo medo, medo que todos os homens experimentam. 

Deveria me envergonhar, portanto, de reclamar por estar só quando Ele conhece bem o que é estar só. Quando Ele conhece bem o que é ser traído e cuspido por aqueles que antes lhe chamavam de Rei e que cantavam quando ele passava. 

Aprendendo com minha mãe, Santa Catarina de Sena, que com coragem ímpar enfrentava a furiosa maledicência daqueles que a rodeavam sem entender sua santidade, devo então enfrentar com a mesma humildade e receber de bom grado, os espinhos que recebo dentre as rosas que vou colhendo. Sim, minha alegria deve ser amar o sofrimento. 

Não reclamar, não apenas chorar mas, quando tornar-se o fardo difícil demais para carregar, entregá-lo nas mãos de meu Senhor, pois sei que não sou capaz de enfrentar a tudo sozinho. 

A cristandade exige coragem. Coragem para enfrentar com fé as perseguições e as cruzes, como o fez meu Senhor, quando tornou-se motivo de piada e de zombaria para os seus, quando fora reduzido à carne aberta e ferida, já não tendo mais sequer forma humana. E eu que ainda posso lutar, e eu que ainda posso cantar, não posso fugir, não posso me esconder, não posso deixar de cumprir com a minha missão. 

Que o Senhor me dê a graça necessária, e que Santa Catarina me acompanhe e me repreenda, para que eu ande sempre no caminho da verdadeira fé, tendo aquela coragem de anunciar que tinham os apóstolos, enfrentando todo tipo de adversidade em sua missão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário