terça-feira, 6 de agosto de 2024

Aforismos

Penso na cor verde, espalhada por toda parte, a minha favorita e você sabe disso, somente sendo substituída, em alguns pontos, pelos diversos tons de marrom que fazem a composição de uma floresta essa obra impressionista que encantou a tantos observadores de todos os tempos. Os diversos tons de verde e marrom da mata, as texturas das folhas, o perfume que se desprende das madeiras e dos frutos e das flores, o zumbido dos insetos e o farfalhar dos gravetos no chão com a passagem de criaturas secretas. 

Quando chove, o toque gentil daquele exército de gotas lança no ar um perfume intenso, e a combinação do pingo de chuva, do solo se umedecendo, do aroma de terra molhada, do espetáculo visual das lágrimas escorrendo nas diversas folhas, como uma grande sinfonia cujo significado é a grande celebração da criação: os céus e a terra cantam a glória de Deus e os homens, ao verem essa peça maravilhosa, louvam e bendizem a Deus por todas as suas criaturas, pelo céu, o sol, a água, pelas plantas e os animais todos que ali vivem. 

E então, ali naquela pequena porção que, no entanto, compreende o mundo todo, tudo o mais é esquecido, ficou para trás, na agitação da cidade em que saímos horas atrás, tudo foi se desprendendo no caminho. Ali, com você, não há necessidade de remédio, apenas a nossa música ou o silêncio de nossas vozes, enquanto ouvimos as vozes de todo a criação, cantando seu Soli Deo Gloria

X

Todo mundo tem um capítulo que não lê em voz alta. 

E foi na noite escura que você estava sozinho, eu longe não pude ajudar. Quando acordei e vi o estado em que se encontrava, só conseguia pensar numa coisa: como queria poder estar ao seu lado. Como queria poder abrir uma porta mágica que me permitisse cruzar metade do país em um único transpassar dos umbrais que nos separam e, uma vez diante de ti, abraçá-lo com força, beijar suas mãos e, de algum modo, te fazer entender que tudo ficaria bem, que eu quero que tudo fique bem com você. 

Apenas isso. 

Porque eu te amo, porque eu odeio saber que você se machucou, que você vai pensar e se martirizar por dias, que sua dor agora vai aumentar... Eu só queria poder extinguir a sua dor porque sei bem que, depois de um tempo, essa dor pode se transmutar em coisas ainda piores, tão mais assustadoras e destrutivas que podem te reduzir ao nada. E eu não quero que você fique como eu. Eu queria poder salvar você! Sim, porque ainda acredito na salvação, na sua salvação. Quero te salvar porque te amo, mesmo que você não queira meu amor.

Mas, pode um demônio desejar a salvação de um cordeiro puro?

X

Uma nova trend surgiu na internet nos últimos dias: é uma make com bastante bronzer e blush para deixar a pele com aquele efeito bronzeamento artificial, com marcas fortes imitando insolação em alguém usando aquelas regatas fininhas,  e vários atores thai entraram na onde, dos que vi os que mais me chamaram atenção foram o Net Siraphop, o Max Kornthas, Fort Thitipong, Peat Wasuthorn e outros... Não vou fazer mais um dos meus chatíssimos monólogos em como eu até queria participar, mas a minha autoestima de me impede de tais peripécias, vou apenas deixar registrado aqui que, em alguns momentos, a beleza, por mais artificial e até superficial que seja, pode ser encantadora. Sei que estou fora daquela definição que Carlos Nougué deu a sua Arte do Belo, em que se trata de "plasmar imagens miméticos significantes para purgar as emoções e assim fazer propender ao bem e ao verdadeiro", ou algo próximo disso, mas sim, no meu caso, essas imagens plasmadas a uma imagem do homem ideal, embora essa definição de home ideal sempre tenha sido problemática, elas ainda ma inspiram ao bem e ao verdadeiro: num mundo onde tantas atrocidades são exaltadas como a realização. Então a "simples" criação de uma imagem a um molde artificioso ao menos é melhor do que a exaltação do feio, do brutal, do assassínio, como ideal humano. 

Homens bonitos, ainda que sejam só isso, são realmente são bonitos. 

Max Kornthas

Nenhum comentário:

Postar um comentário