domingo, 16 de abril de 2017

Obstáculos

O homem veio da natureza... No princípio foi a sopa primordial da vida presente no barro que lhe deu origem a existência, e esse útero primitivo continua a chamar o homem para que este retorne a ele. 

Do pó viemos e ao pó voltaremos. Pode parecer uma reflexão um tanto quanto pessimista para o dia da Páscoa de Nosso Senhor, mas acredito que seja sim um período propício para se pensar na totalidade das coisas que existem no mundo em que vivemos. 

Dizer que fazemos parte de um todo chamado terra pode parecer deveras herético de minha parte, exagerado, mas não estamos separados da criação. Muito embora sejamos imagem e semelhança do criador, é no mundo que vivemos e que devemos buscar a ressurreição. 

Pensava sobre isso enquanto caminhava por um espelho d'água no dia de hoje. Um contato um tanto quanto raro na minha vida, diga-se de passagem. Mas foi uma boa experiência, bem enriquecedora. Entrar em contato com a natureza é entrar em contato com uma harmonia que desconheço. 

Observando o ciclo natural das coisas eu me pergunto por que me preocupa tanto o curso da minha vida. As águas do riacho correm naturalmente. Aqui e ali alguns de nós colocava algum obstáculo, para represar a água, e ali ela se amontoava, mas logo se enchia de tal modo que passava por cima do obstáculo. Se ele fosse deixado ali por vários dias, logo a força do riacho iria se sobrepor a ele de tal forma que seria como se nem sequer estivesse ali. 

Isso me deu uma certa ideia da capacidade que a natureza tem de se adaptar. Mesmo quando algo exterior interfere em seu fluxo natural (no caso o nosso obstáculo) ela age como se nada tive tentando quebrar o seu ciclo perfeito, e sendo perfeita ela continua existindo. 

Talvez aprender com a natureza a se adaptar aos problemas que a vida coloca seja a lição de hoje. Ou seja a lição de uma vida. Não sei ao certo, mas quero acreditar que tenha sim uma lição aqui,

Significa que não preciso me desesperar por ter passado o dia longe das redes sociais, mas mesmo quando olhei o celular não tinha recebido nenhuma mensagem daquele alguém especial. Fiquei triste, bem chateado na verdade, e isso foi como um obstáculo bloqueando meu rio. Preciso então transbordar, superar, passar por cima, como se ele (o obstáculo, não o menino) não existisse. 

Pode parecer simplório da minha parte usar uma alegoria tão rebuscada quanto a do fluxo do rio para tratar dos meus relacionamentos fracassados, mas fazer o que não é mesmo? Minha vida é simplesmente um vórtice infinito de fracassos, fracassar na figura de linguagem é só mais um charme que eu mesmo acrescentei a minha quase infindável lista. Vida que segue. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário