segunda-feira, 3 de abril de 2017

Pessoas e mais pessoas

Gostaria de hoje falar sobre pessoas, pois passei o dia a refletir sobre pessoas... 

Nunca me canso de contemplar os infinitos universos que somos... Muito me agrada essa comparação do homem com um universo particular, embora não me recorde de onde eu tirei isso, pois acho que ela exprime bem o conhecimento que podemos ter do nosso próximo. 

Assim como o universo, jamais conseguiremos aprender tudo, absolutamente tudo, do que tem nele. Me sinto assim ao observar as pessoas. Por mais que algumas atitudes e formas de pensar sejam previsíveis, as pessoas são sempre uma caixinha de surpresas, sempre mostrando uma incrível capacidade de se reinventar, de se recriar, e isso é belíssimo.

O interior de uma pessoa é certamente um mar espacial completamente inexplorado, e ninguém, senão ela mesma, conhece seu interior. Até mesmo eu, quando me derramo nessas palavras, apenas consigo expor aqui um átomo do que de fato se passa em minha cabeça, e em meu coração. Ainda que passasse o dia inteiro a escrever todo e qualquer pensamento, não conseguiria colocar aqui tudo que penso e sinto. Primeiramente porque não seria capaz, palavras não podem exprimir a profundidade dos sentidos da alma, logo tudo não passaria, e de fato não passa, de balbucio, palavras ao vento.

Há pessoas que nos cativam, que despertam em nós o nosso melhor lado, aquele escondido, sorridente, brilhante, um lado de luz... Mas depois vão embora, abandonado esse oceano de claridade, lançado na densa escuridão as lâmpadas que outrora brilhavam em nosso coração.

Algumas pessoas, por outro lado, despertam em nós aquele veneno interior, que transforma todo nosso sangue num ácido corrosivo, a destruir tudo! Nosso coração, nosso interior, nosso próximo, tudo é destruído por esse ácido. Toda essa dor poderia ser evitada ao evitar o contato com o próximo? Talvez, mas isso não é uma questão tão simples assim. 

Embates entre pessoas não é uma coisa rara, é o embate entre os sensos de justiça que lapida essa mesma justiça no caminho da perfeição. 

Tem pessoas engraçadas, que nos fazem bem mesmo estando fisicamente distantes, isso é engraçado. Não é necessário estar perto pra estar próximo, pode-se estar próximo mesmo distante, mas tem pessoas que mesmo perto ainda estão distantes. Outra dicotomia engraçada...

Mas compreender tudo isso é difícil, e se nem os grandes pensadores conseguiram, não serei eu a conseguir compreender a totalidade do homem, pelo menos não hoje e não com o sono que eu estou sentindo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário