domingo, 9 de maio de 2021

Da Beleza

"A beleza é a única coisa preciosa na vida. É difícil encontrá-la, mas quem consegue descobre tudo." (Charles Chaplin)

A beleza conquista, ela encanta e atrai para si. Mas a beleza, não enganando, pois a beleza não pode ser má jamais, ela pode aprisionar. Não por si, mas pela fraqueza do mundo que nos rodeia podemos ficar presos a beleza, sem querer olhar pra mais nada que não sejam seus lábios doces e avermelhados, sua pele macia, seu olhar profundo. A beleza pode escravizar o homem, na única acepção positiva possível para escravidão. Tão difícil é encontrar beleza nos dias de hoje que quem a encontra não solta ou esquece jamais. O Belo é universal, o belo é tão verdadeiro quanto o Bem e a Verdade, e a bem dizer, são a mesma coisa. Os universais não podem ser ignorados, estão acima de tudo e a tudo abarcam, seja por conterem em si mesmos ou pela dinâmica de se mostrarem por contraposição, como quando um quadro feio nos faz amar ainda mais a beleza pelo desagrado que ele nos provoca.

"A beleza é realmente um bom dom de Deus; mas que os bons não pensem que ela é um grande bem, pois Deus a distribui mesmo para os maus." (Santo Agostinho)

Enquanto escrevo me vem a mente tantos rosto de ímpar beleza, tantas obras de arte que cativam e até mesmo tantos elementos da natureza que, por sua beleza, são como um imã para nossa atenção, um alento para o coração, um refúgio para a escuridão dessa selva de concreto em cores e deformidades em que vivemos. O mundo ao nosso redor nos repele pelo horror, o mundo da beleza é o mundo da perfeição, que nos atrai, é o próprio Deus, que imprime um pouco de sua beleza na beleza de sua criação e, permite aos homens participar em parte dessa mesma criação, fazendo com que suas obras contenham em si algo mesmo de sagrado. E todos são chamados a contemplar essa beleza, essa que conquista até os mais corruptos de alma e coração. Por ser divina a beleza a que me refiro não é puramente estética, que tem um fim em si mesma, mas é a beleza que conduz o coração a contemplação, que leva o homem a desejar ser melhor para melhor contemplar, para melhor aproveitar a beleza, para melhor dela se aproximar. 

"A música é celeste, de natureza divina e de tal beleza que encanta a alma e a eleva acima da sua condição." (Aristóteles)

Não consigo deixar de pensar em Deus ao ver uma pela pintura ou escultura, como aquelas reproduções de véus feitas em pedra por Strazza, ao ouvir uma sinfonia de Mahler ou Brahms, um soneto de Shakespeare, alguns versos de Camões... Até mesmo ao ver uma foto de um Fluke Natouch ou Tay Tawan, homens cuja beleza são capazes de arrebatar os corações mais frios e desiludidos. Eles me inspiram quando minha mente se esvazia, e olhar seu sorriso aquece novamente o coração que tantas vezes parece ter sido destruído por uma espada de aço frio. A beleza é, nesse mundo de caos e horror, a única coisa que nos faz querer seguir em frente, e beleza é a única coisa pela qual vale a pena viver. É quando acordo, desanimado, amaldiçoando o dia por cada raio de sol que se atreve a entrar pela janela, que uma música consegue acalmar meu coração, que um sorriso tailandês consegue me fazer sorrir também, mesmo nos dias mais escuros, em que minha alma se encontra absorta em trevas, até mesmo nesses dias a beleza me salva. 

"Quem possui a faculdade de ver a beleza, não envelhece." (Franz Kafka)

Nenhum comentário:

Postar um comentário