sábado, 20 de agosto de 2022

Formas de Beleza

Não são raras as vezes que eu me pego invejando aquelas vidas, que passam nas telas das redes sociais, e que parecem simplesmente perfeitas. E muitas vezes já falei sobre isso mas este que vos escreve tem claramente uma deficiência de percepção que o força a continuar tendo as mesmas impressões repetidas vezes, quase que numa tendência masoquista em ficar vendo e revendo coisas que parecem tão distantes e irreais. 

Mas eu continuo encantado com aqueles que ostentam a perfeição física que se pode alcançar. Os belos rostos, as peles perfeitas, cabelos em bom estado, pessoas que poderiam facilmente se dizer anjos e as quais eu não negaria o título de as melhores entre nós pois, sendo o belo um sinal daquilo que é bom elas refletem o que há de melhor no mundo. Sim eu sei que filosoficamente é errado e absurdo afirmar algo desse tipo, mas essa ainda é a impressão que eu tenho. 

Há alguns dias um ator que eu sigo já há certo tempo retornou as suas atividades após uma breve pausa para cuidar de sua saúde mental, trata-se de Jimmy Karn, que iria estrelar em breve mais um BL ao lado do seu parceiro Tommy. Acontece que ele nem retornou direito e anunciou a sua saída permanentemente do projeto, bem como a saída do seu parceiro, e que não estava em condições de continuar a trabalhar, indicando uma pausa maior dessa vez. Em nota em rede social ele deu uma declaração preocupante ao dizer: "Sempre me arrependerei disso em minha vida, desculpa mas não posso continuar. Tudo está cada vez mais difícil, é mais do que posso lidar. O fracasso e a culpa estarão sempre comigo, deve ser o castigo que mereço. Me desculpem."

É assustador que alguém como ele passe por isso, mas eu posso imaginar a pressão que ele sentiu: dezenas de eventos por semana, ter de sempre sorrir e ser educado com todos, horas e horas de exposição, práticas intermináveis além de longas horas de gravação ou sessões de fotografia. Claro, é o trabalho dele, mas nem todos suportam o mesmo volume de trabalho, além de que devem existir outras questões íntimas envolvidas, o que só piora tudo. 

Mas, a despeito dos meus votos de que ele fique bem e se recupere, voltando com aquele sorriso doce e semblante tranquilo que sempre teve, eu ainda continuo insistindo em admirar essa vida. 

Continuo abrindo as redes sociais e vendo as belas fotos em locações espetaculares, com roupas de marca, maquiagem perfeita e fico hipnotizado por essa beleza, ela me encanta de tal modo que eu me torno prisioneiro de sua magia. 

Sei bem que isso trata-se de um arremedo de beleza, não é a beleza em si ainda, pois a beleza verdadeira não aprisiona, antes disso, ela nos torna cada vez mais livres para ver o que é de fato bom no mundo, e essa beleza me cega para a escravidão que se segue dela. 

Também percebo elementos de baixíssimo desenvolvimento de personalidade, já que para desejar tanto essa beleza eu acabo por colocar a validação do outro como critério único do sucesso, quando na realidade a realização do homem está na compreensão dos elementos próprios da consciência individual, está no desenvolvimento mesmo do indivíduo mas que nada tem que ver com a validação do outro, pelo contrário, muitas vezes passa completamente despercebida pelo outro porque se dá na intimidade do ser, na sua alma imortal, ou seja, entre a pessoa e Deus, numa sinceridade absoluta. 

Preciso melhorar isso em mim, admirar a beleza sem que ela me aprisione e apenas quando ela me conduz a verdade e a bondade.

Termino mais uma vez desejando que Jimmy volte bem, e que ele consiga transmitir mais uma vez aquela alegria e gentileza que sempre foram tão características dele. Meus sinceros votos de melhoras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário