sábado, 2 de setembro de 2017

Chatice indômita

Bom, muitas foram as coisas que me incomodaram no dia de hoje, mas não sei se teria vocabulário, tempo, disposição ou memória suficientes. 

Quando em retrospecto penso nos momentos que se passaram me vem um pensamento que não posso refrear: crescer é chato! Poderia usar adjetivos mais complexos, como difícil, doloroso e outros afins mas não, crescer é antes de tudo, chato!

E põe chato nisso, chato pra burro, chato pra caramba!

Me incomoda ver o quanto as pessoas vão mudando com os anos, e com as experiências que vão adquirindo. Elas vão se transformando de tal modo que, após algumas décadas, poderia dizer que as pessoas nem sequer são as mesmas. E não são mesmo, como eu eu também não sou mais o mesmo, embora tenha motivos para crer que esteja ficando cada dia mais chato, como a vida.

Envelhecer é chato como eu sou chato, ou talvez eu seja chato como envelhecer, ou talvez esteja me tornando cada dia mais chato justamente por envelhecer. Não sei bem ao certo em qual ordem isso esteja acontecendo, mas de uma coisa eu sei: a vida às vezes me aborrece de tal modo que chego a me questionar os motivos por detrás de tal chateação. 

Eu olho para algumas pessoas que conheci anos atrás e me dou conta de que elas cresceram, algumas formaram famílias e até já fui convidado para algumas festas de seus filhos. E eu, o que fiz dos últimos anos? Bom, além de adquirir diploma superior e um título de especialista não fiz muito da minha vida até então. E nem pretendo, pra ser sincero não consigo me imaginar daqui a dez anos sendo muito diferente do que sou hoje: chato pra caramba, e sendo chateado por tudo e por todos!

Nossa, relendo os últimos parágrafos parece que o dia foi um saco... É porque de fato o foi! Eu sofro daquela doença que faz com que a gente se encha de compromissos quando estamos felizes demais, ou tristes demais para dizer 'não', e que prefere morrer quando chega o dia de ir e cumprir o que prometeu. E hoje eu percebi o quanto me incomodo pelas intempéries chatas do tempo. Ele insiste em mudar aquilo que estava bom, e tornar ruim, e eu sei bem que deveria me adaptar e fazer desde tempo de agora um bom tempo mas realmente não há em mim otimismo suficiente pra tal empreitada. Só posso acreditar que as coisas vão continuar despencando ladeira abaixo, embora nem tudo esteja tão ruim assim... Mas na minha cabeça, já estou vendo sinais de sombra no futuro e já começo a sofrer por antecipação. Deve ser a ansiedade em mim falando mais alto... 

Haha, bem típico de mim, colocar a culpa na ansiedade e não na minha pequena mente distorcida, que fica fantasiando futuros sombrios onde meus amigos todos me abandonam para viverem cada um a sua vida emocionante de gente grande, casada, com filhos, enquanto eu continuo na merma, sem evoluir, sem crescer. E não é porque não consiga, mas porque o pessimismo que habita em minhas entranhas devora toda e qualquer força de vontade que possa algum dia brotar no meu ser motivado por sabe-se lá qual motivo torpe, banal e brilhante que me surja. Ao menos não caio eu na ignorância de reclamar desde a epígenese da infância a influência má dos signos do zodiáco, pois isso já seria tolice demais, até pra mim!

A lição de hoje? Não acho que tenha uma. Apenas a constatação de que a cada dia que passa me aproximo mais de meu fim como um velho decrépito e reclamão que vai morrer sozinho numa casa do subúrbio de Minas Gerais porque disse pra todo mundo que iria tentar a vida em São Paulo só para que ninguém o perturbasse lá... Fascinante!

"Envelhecer é cansar-se de si mesmo."
Mário Silva Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário