sexta-feira, 18 de junho de 2021

O oposto da beleza

Minha autoestima está destruída. Há dias que me incomodo de me olhar no espelho porque não gosto do que vejo. Nada dessa visão me agrada. Por mais que eu insista em cremes e séruns a minha pele ainda está feia, sem viço, cansada. Minhas olheiras estão profundas, mesmo dormindo bastante, meus lábios ressecados e rachados, mesmo cuidando com vários produtos específicos.  Talvez um reflexo de pouca ingestão de água, ainda que me esforce pra beber sempre mais, da alimentação desequilibrada ou de algo pior. Parece que a depressão, se não afeta diretamente meu metabolismo deixando a minha pele assim acaba afetando minha percepção, das duas uma ou ambas. O fato é que tenho odiado os espelhos, e me sinto péssimo sempre que olho pra um. 

E isso em contraste com o fato de que eu vejo, todos os dias, os homens mais bonitos do mundo nas redes sociais, acaba tendo um impacto enorme no que eu sinto. Claro, qualquer um ao ler isso diria que a culpa é justamente desse padrão de beleza que eu impus a mim mesmo, mas na realidade esse é só um discurso medíocre que as pessoas inventaram para se sentirem melhores consigo mesmas. A beleza é objetiva, não subjetiva como pensam, até uma criança sabe dizer isso ao sorrir vendo uma pessoa bonita e chorar quando alguém se veste de monstro na frente dela. A beleza ela é algo que o toca o homem na sua essência e, com isso, transforma-o por dentro. Eu sinto isso o tempo todo mas, ao olhar o meu exterior, vejo que ele apenas pode afastar aqueles que me rodeiam, pois é grotesco. 

Fico então a invejar, aquelas peles lisas e perfeitas, os olhares marcantes, lábios rosados, cabelos alinhados. Em comparação com eles eu sou uma aberração apenas, um arremedo de homem que sequer deveria ser considerado humano. 

Podem dizer que estou sendo cruel comigo mesmo, o que não seria necessário se eu tivesse alguma qualidade que compensasse isso, ou não seria necessário se eu fosse realmente belo, se pudesse cativar, tornar os outros felizes simplesmente por me ver, encantar como outros me encantam apenas com um sorriso. Mas, no fim do dia, ao ver aquela pele acinzentada e olhos cansados eu só consigo sentir nojo de mim mesmo, e de pensar como seria melhor se eu nem mesmo existisse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário