quinta-feira, 24 de junho de 2021

Resenha - The Prince of Tennis ~ Match! Tennis Juniors ~

A nostalgia bateu forte quando comecei a ver a versão live action do anime que eu assisti quando era criança e, qual foi a minha surpresa, a série da Netflix conseguiu me prender, surpreender e emocionar ainda mais do que a versão animada que vi há tantos anos. 

The Prince of Tennis ~ Match! Tennis Juniors ~ conta a história de Lu Xia (Peng Yu Chang) um prodígio do tênis, filho de um famoso jogador que se aposentou misteriosamente. Ele é quieto e discreto, exceto quando se trata de jogar, onde se revela uma verdadeira fera capaz de rivalizar com os veteranos do time do seu novo colégio, o Yu Qing Xue. Embora seja tímido e caladão, Lu Xia é apaixonado pelo esporte por um motivo a princípio muito simples: ele deseja ser melhor do que o seu pai. Com o passar do tempo, no entanto, ele descobre a verdadeira razão para sua paixão e aos poucos encontra sua própria forma de jogar. 

O time do novo colégio é formado por veteranos dos dois últimos anos e formam uma seleção de verdadeira feras, a começar pelo capitão Mu Si Yiang (Xie Bin Bin), cotado para a seleção profissional nacional mesmo antes de se formar e que guia com pulso de ferro e paixão os seus colegas rumo ao campeonato nacional. Ele machucou o braço após esforço contínuo e por isso quase não é visto nas quadras, mas quando joga, é simplesmente sensacional.

Zhuo Zhi (Zhang Yi Jie) é considerado um gênio e sequer se esforça para vencer seus adversários, preferindo deixar os momentos emocionantes para seus colegas. Qiao Chen (Dong Li) é um veterano comilão que consegue fazer graça em todas as situações, ele tem uma rivalidade com Zhang Bai Yang (Wu Xu Dong) que tem uma baita força de vontade para superar seus limites, frequentemente fazendo treinamentos que exigem o máximo de seu corpo e mente. 

Yan Zhi Ming (Herman Li) é o cérebro por trás do time, capaz de coletar e analisar os dados de seus amigos e adversários e assim traçar as melhores estratégias para a vitória. He Xing Long (Fan Lin Feng) é um jogador bastante feroz, mas que tem uma personalidade cativante. Sendo filho de um chefe de cozinha ele reveza o tempo entre o treino de tênis e o restaurante onde o time sempre se reúne. Por fim, mas não menos importantes, a dupla de ouro: Tang Jia Le (Xu Ke) e Chi Da Yong (Zhu Zhi Ling) são os melhores nos jogos em duplas e receberam esse apelido por serem tão bem alinhados na quadra que são praticamente um só quando jogam juntos, mesmo sendo tão diferentes entre si: Jia Le é enérgico e falador, se distraindo facilmente, enquanto Da Yong é o vice capitão, centrado e esforçado, escondendo suas fraquezas para sempre apoiar o seu parceiro e colegas.

A série explora a amizade dos rapazes enquanto avançam nas eliminatórias da província que podem leva-los ao campeonato nacional. Lu Xia é o principal e usado para apresentar os outros personagens, mas as relações entre o time ganham espaço, mostrando diversas combinações enquanto os meninos lutam para superar os próprios limites. 

Com um equilíbrio muito bom entre o drama e a comédia a série consegue se manter nos quarenta episódios sem cansar ou perder o ritmo, a cada episódio o espectador fica mais e mais ansioso com o crescimentos do time e com os rivais que vão aparecendo, muitas vezes tão interessantes quanto os próprios protagonistas. Assim como num jogo de tênis ela brinca muito com a ansiedade e o fator inesperado conforme a história avança, por exemplo, o desentendimento entre Da Yong e Jia Le é muito bem explorado, mostrando como eles devem se apoiar um no outro para conseguirem sem manter como a dupla de ouro sem abandonar, no entanto, o crescimento individual no processo. O resultado é uma amizade bonita e personagens bem construídos por meio do contraste de suas personalidades dentro e fora das quadras chegando a emocionar realmente várias vezes.

Alguns personagens se destacam, claro, como Jia Le sendo um fofo toda vez que aparece mesmo nas cenas mais dramáticas e a pose de Zhuo Zi de gênio que nunca é quebrada mas complementada pelo carisma meigo de Zhang Yi Jie. Lu Xia é sério mas protagoniza as melhores cenas de comédia, com um jeitinho tímido que aos poucos vai fazendo parte do time de verdade.

As competições são excelentes e a forma como usaram efeitos especiais para demonstrar habilidades especiais, como no anime, foi bem feita de modo a deixar a coisa toda tão emocionante quanto um jogo real sem perder a expressividade comum da animação. O visual é colorido e a fotografia bem bonita, deixando tudo bem com a cara do ensino médio, onde todos tem animação pra vencer seus limites e superar barreiras. No fim a mensagem que The Prince of Tennis é a de que quando se faz o que se ama, dá-se um jeito em todas as adversidades que podem surgir. 

A obra é tão boa que a temporada passa rápido e ainda fica aquele gostinho de quero mais, dando margem pra uma possível segunda temporada com muito mais a ser explorado. 

Nota: 10/10 

Um comentário:

  1. Gostaria de ver a 2 temporada com mais romance entre o casal querido com senas de beijo que tudo né .

    ResponderExcluir