terça-feira, 5 de abril de 2022

Entre o Caos e a Tranquilidade

Minha mente está um caos com a proximidade da Semana Santa, são sempre muitos detalhes a serem resolvidos e geralmente poucas pessoas responsáveis. Minha mente anda caótica demais pra que eu consiga me lembrar de tudo mas tenho feito o meu melhor. Preparei as Laudes do Sábado Santo junto com os Ritos de Preparação Imediata para o Batismo, estou ainda trabalhando nos detalhes do Ofício das Trevas e, claro, da Vigília Pascal. Preciso encomendar velas, ensaiar coroinhas, orientar cerimoniários... Todo ano o caos se instala nessa época.

Me sinto bastante perdido, mesmo que nem toda a responsabilidade tenha caído sobre mim eu ainda sinto o peso, e por isso não posso abandonar, pois se eu me afastar, mais cansativo será para os outros e eu quero agir como na música, "que meu cansaço a outros descanse", e dar o meu melhor.

Algo mudou dentro de mim quando vi uma foto no Instagram, não era nada de muito especial, apenas um rapaz numa pose comum numa foto comum, mas ela me tocou, porque ele transmitia uma paz e uma tranquilidade que me parecem tão distantes quanto impossíveis no momento atual. Era uma calma que me contagiou, e me deixou com certa inveja. Aquele sorriso discreto, aquele olhar simples, aquela aparência angelical, era um quadro que mostrava uma beleza encantadora, e eu desejei ser aquele rapaz, aparentemente sem preocupações, bonito, sendo elogiado por todos. Fui dominado pela vaidade, admito envergonhado. 

Tento escapar por meio da música, me distraindo, mas não consegui me furtar ao ímpeto de apelar pros remédios, ou o caos na minha cabeça só iria piorar e eu não conseguiria fazer nada, o que seria bem pior. Tento escapar por meio do sono, onde me refugio num lugar que ninguém me encontrar, um lugar só meu, nos recessos da minha mente, um jardim fechado onde ninguém pode entrar, onde apenas eu contemplo a fonte cristalina que há ali. 

Preciso me acalmar, retomar as rédeas, e lembrar que não sou o único responsável por essas coisas, por mais que pese eu não posso me responsabilizar sozinho. 

Mas não posso deixar de desejar aquela beleza, aquela paz e tranquilidade... Bem distintos do caos em que me encontro. Quero chorar, quero ficar sozinho, quero silêncio, quero um abraço, um beijo apaixonado, quero alguém que me diga que tudo vai ficar bem. Queria a beleza que nunca vou alcançar. Queria me libertar, não das minas obrigações, eu amo o que faço, mas queria me libertar do peso que é sempre me achar inferior e incapaz, e de invejar aquelas pessoas que parecem ter uma vida melhor. 

Eu sei que eles devem ter seus problemas, sua falta de privacidade, o medo de desapontar, mas algo naquele sorriso, naquele rosto tranquilo indicam que o caos deles é mais ordenado que o meu que não consegue nem mesmo fingir que está tudo bem. 

E foi por isso que eu não pude deixar de fugir mais uma vez, eu já não consigo viver sem fugir da realidade, minha vida tornou-se absolutamente insuportável. Eu não consigo ficar acordado vendo o mundo ao meu redor sem beirar a loucura completa. A vida desperta não faz sentido, somente no silêncio do sono eu encontro algum alento nesse universo miserável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário