sábado, 9 de abril de 2022

No Jardim

É nesses dias que antecedem a Semana Santa que eu me junto ao sofrimento de Nosso Senhor no Jardim das Oliveiras, onde minha alma se enche de angústia e medo por tudo o que pode acontecer nos próximos dias. Mesmo que esse ano eu não esteja à frente da preparação sozinho muitas responsabilidades ainda sobraram para mim, e eu fico nervoso com os pequenos detalhes aos quais ninguém dá atenção. 

A ansiedade vai crescendo e parece que ocupa um espaço dentro de mim, apertando meu coração e pulmões, me sufocando, me pressionando, e eu não consigo segurar as lágrimas porque parece que tudo vai explodir na minha cara. 

Me preocupo com os textos, com a preparação de cada um, me preocupo com a ordem, com a correta execução dos ritos, vejo a semana no seu todo, mas parece que não é suficiente, me preocupo que não possa controlar o que pode dar errado, e efetivamente não posso.

A preocupação toma conta de mim e eu não consigo me tranquilizar, e todo ano é assim, só o que posso fazer é suportar e entoar uma prece silenciosa para que tudo dê certo e esperar que, no fim, eu possa descansar tranquilo. 

"Vou te oferecer a vida
E tudo que eu já sei viver
Tempo e trabalho, amor que eu espalho
Coisas que me fazem crer."

O cansaço, tanto físico quanto mental, já se faz presente. Depois de um dia longo de preparação e estudos finalmente demos os primeiros passos pra Semana Santa. Já vejo a prefiguração de todos os dias no folhear apressado do Missal em busca de orientações, das toalhas estendidas sobre o altar, as velas, tudo já tem um tom solene de algo diferente está acontecendo. Os ensaios do coral já revelam a alegria que vai ser cantada e celebrada na Vigília, e em todos os cantos da igreja já pesa o ar para os dias da Paixão. São dias intensos, é verdade, e sentimos um pouco do peso dos nossos pecados ao nos depararmos com essas realidades tão fortes, que nos atualizam com as verdades eternas. E eis que então vamos percorrer o mesmo caminho que Nosso Senhor rumo a cruz, mas também rumo a Luz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário