quarta-feira, 22 de junho de 2022

Eleva o pensamento

Meu coração perturbou-se brevemente, como se uma pedrinha fosse lançada na superfície de um lago, pequenas ondinhas surgiram agitando-se na água transformando aquele espelho cristalino e azulado numa confusão donde nada mais se via. Mas, pouco a pouco ele aquietou-se, pouco a pouco a água tornou-se a parar e a refletir o brilho do sol, e então, observando aquela cena por vários minutos o pensamento se elevou, e então ressoou em minha alma aquelas palavras que dizem "Nada te perturbe, tudo passa", e assim eu percebi que, como aquela água, a tranquilidade poderia ser quebrada, e até mesmo de modo violento, tanto maior fosse a pedra lançada, mas logo chegada ao fundo a superfície voltaria aquela tranquilidade primeira, sinal visível de como deve ser o coração de quem enxerga de frente a realidade e não deixa se abalar pelas pedras lançadas que nos atingem, com força e violência. 

Foi assim que eu reagi quando vi sua imagem na barra de notificações ao acordar. Depois de anos sem falar com você, depois de tanto tempo tentando esquecer o que eu senti, depois de você seguir seu caminho como se eu nada significasse, você volta assim como se nada tivesse acontecido, perturbando meu sossego, me fazendo lembrar de tantas coisas que eu quis esquecer. Novamente me senti um nada, conveniente apenas quando precisa, ninguém digno de sua proximidade ou seu coração. 

E assim segue-se a vida: eleva o pensamento, ao céu sobe, e as angústias vão se aquietando. Mas é claro que isso não significa nunca deixar-se turvar, como a água a superfície pode se agitar mas é preciso retornar, é preciso voltar sempre a tranquilidade, a paciência, voltar a sentir a doce paz e o amor que nos leva a sorrir. 

Parece que sou outra pessoa a dizer isso não é? Mas o digo num momento mesmo de angústia, percebendo que essa agitação é apenas temporária, que mesmo que agora doa e me deixe inquieto, que me faça titubear e pensar em transbordar, eu devo me esforçar para fitar aquele olhar e voltar a doce paz. 

Isso é apenas um vislumbre de luz em meio as nuvens de tempestade me dizendo que o sol continua a brilhar por trás dessa massa cinzenta e que logo voltará a invadir os corações. E é isso, na simplicidade de uma pedrinha que agitou a água ou da luz do sol que delicadamente beija o meu rosto eu vou tentando voltar (ou seria pela primeira vez?) a encarar a realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário