sexta-feira, 24 de junho de 2022

Resenha: Plus & Minus

Contém SPOILERS!

Taiwan nunca decepciona e, embora os detratores de HIStory 4 discordem de mim, eu continuo repetindo essa máxima. Plus & Minus veio pra continuar o legado do país que já nos ofereceu grandes e memoráveis histórias, consideradas por muitos como as melhores do mundo BL. 

A série conta a história dos advogados Cheng Ze Shou (Max Lin) e Fu Li Gong (Shi Cheng Hao, de HIStory 3: Make Our Days Count). Os dois são amigos desde a época do colégio e agora trabalham juntos na mesma agência de advocacia cuidando de casos de divórcio. Mesmo já tendo sentimentos um pelo outro desde aquela época eles nunca tiveram coragem de tocar no assunto, muito embora em algumas ocasiões em que eles bebem demais acabem passando um pouco do limite que tinham como amigos. 

O segundo casal é formado pelo dono de uma lavanderia, Jiang Ying Ze (Matt Lee) e o barman Kato Yuki (Zheng Qi Lei) que é sucesso entre as clientes do lugar em que trabalha, que fica embaixo da lavanderia do outro. Num dia eles acabam se desentendendo por causa do barulho constante e do lixo que o bar deixa na porta da lavanderia e isso termina por aproximar a ambos, que logo descobrem um sentimento entre eles. 

As séries taiwanesas sempre trazem um drama mais elaborado do que a média que temos nos BLs, o psicológico dos personagens é abordado com um pouco mais de maturidade e isso provavelmente se deve ao fato de que essas séries são dirigidas a um público mais velho por lá. 

Como trabalham com divórcios diariamente, Fu Li Gong e Cheng Ze Shou acabam tendo uma grande insegurança quanto aos seus sentimentos. Eles convivem com pessoas que se amavam mas que, de repente, passaram a ser distantes. Essa perspectiva diante do amor que acabou os faz pensar se vale a pena arriscar a amizade que têm em nome de um amor que pode um dia se transfigurar até mesmo em inimizade. Por isso a insegurança de ambos em se declarar. Fu Li Gong esconde esse sentimento por trás de uma atitude séria e fria, embora esteja perdidamente apaixonado, e Cheng Ze Shou é brincalhão e sorridente, mas acaba mostrando seus sentimentos quando bebe um pouco mais.

Quando eles finalmente resolvem esclarecer as coisas parece que um mundo novo se abre diante de seus olhos. Algo parecido acontece com o casal secundário, onde Jiang Ying Ze é divorciado e tem uma filha e, ocupado com o trabalho, já não acredita mais no amor, até encontrar nos braços de Yuki o carinho que faz despertar esse sentimento nele mais uma vez. Mas, assim como seu primeiro casamento acabou chegando ao fim ele teme que esse relacionamento também esteja datado.

A palavra central da série então é coragem, coragem para enfrentar um amor e se abrir para as possibilidades que ele oferece, e os dois casais descobrem isso ao perceber que amar significa também estar disposto a lutar para fazer as coisas darem certo e manter a chama desse sentimento permanente acesa. 

Com uma atmosfera leve e envolvente o casal principal consegue cativar com uma energia deliciosa de se ver, a dinâmica do tímido porém apaixonado Fu Li Gong e do Ze Shou que faz de tudo para que o outro perceba o quanto ele o ama é simplesmente apaixonante de se ver. Além disso os atores belíssimos, diga-se, tem muita química e entregaram tudo nas cenas de maior intimidade. 

Uma curiosidade da série foram as participações especiais que tivemos: Aaron Lai e Hank Wang de Be Loved in House: I Do, Wayne Song e Huang Chun Chih de HIStory 3 e Charles Tu de HIStory 4. Todos apareceram em referências as suas respectivas séries, o que é bem divertido de se ver, como se fosse um multiverso dos BLs. 

Por fim, Plus & Minus mostra uma história madura sobre aceitação e coragem e mais uma vez entrega uma série gostosa de assistir, com personagens cativantes e um roteiro simples porém muito bem trabalhado. 

Nota: 08/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário