quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

Dois bobos

A Kiss, Nickie Zimov

Somos dois bobos não é? Eu, sentimental e exageradamente dramático fiz você, que tem o costume de tomar toda responsabilidade para sim, acabou acreditando que meu estado apático e de quase permanente niilismo se deve a você. 

Mas não meu caro, por favor não o creia. Minhas palavras são expressão do que sinto, de fato mas, no oceano da experiência da miséria humana o que consigo descrever é apenas a superfície das águas geladas e profundas. 

Decerto o amor, o qual boa parte é devotado a você, fez com que muito sentimento fosse voltado a ti, e é verdade que nesse mundo tão incômodo, tão feio, que tem horror a toda e qualquer experiência bela, superior ou sublime, ele ganhou destaque, mas mais pelo imediatismo e a pela intensidade do que pela destruição. Trata-se da última pétala ainda rosa nesse jardim morto pelo bater de asas infernais dos espectros de Hades.

E por isso, por estar tão perto, é que me expressei assim. Mas, em verdade, me sinto morto demais para me chatear por ter sido recusado por você. Doeu, e ainda dói, mas você não é causa, nem sintoma e nem agravante do que se passa comigo, eu já estava assim desde muito antes de te conhecer. Eu já havia perdido esperanças e me transformado em uma casca vazia desde antes de sermos amigos. Eu só não sabia ou, ao menos, não sabia dizer. 

Meu amor por você é, portanto, a porção ainda cristalina que, mais à frente, desagua num lodaçal. O amor foi a última mentira desse mundo, o último murmurar da desesperança em meus ouvidos, que me fizeram crer que poderia haver de bom, belo e sublime nesse mundo. Não o há. 

O amor foi só mais uma das mentiras dessa existência.

Minha revolta, portanto, não é contigo que continuo a amar e que uma das poucas coisas que me fazem algum bem, não. Minha revolta é contra o Ser, é contra aquilo mesmo que me infunde existência e que constantemente me sustenta na realidade. Minha revolta é contra aquilo que há e que me faz ser. Minha revolta é uma infelicidade profunda, um descontentamento bruto contra a própria existência. Essa revolta, que me faz caminhar a cada dia sem esperança de nada, fez com que meu único desejo agora seja o de voltar ao nada. Apenas. 

Então, por favor, não se deixe levar pelas minhas palavras. Não abanadone seus sonhos, não permita que minha desiulusão o tome pois a vida sem esperança é muito triste. Agarre-se aos seus sonhos, às suas aspirações, e as segure com força, não permita se tornar uma casca vazia como eu. Eu te amo, eu te amo, eu te amo e não quero que seja como eu. E não se preocupe comigo pois, se eu hoje sou apenas casca vazia, em breve nem isso serei, e desaparecei como cinzas ao vento.

"Estou muito tranquilo. Que venham os meses e os anos, não conseguirão tirar nada de mim, não podem tirar-me mais nada. Estou tão só e sem esperança que posso enfrentá-los sem medo. A vida, que me arrastou por todos estes anos, eu ainda a tenho nas mãos e nos olhos. Se a venci, não sei." 
(Erich Maria Remarque)

Nenhum comentário:

Postar um comentário