sexta-feira, 8 de março de 2024

Algum tempo

Claro que eu precisei recorrer a uma boa taça de vinho, ou três, antes de dormir ontem, ainda tendo as últimas palavras da noite com ele, mas tentando não pensar muito, tentando não derramar mais lágrimas, tentando não desistir de mim, mas já completamente entregue, apagando o que o dedo escreveu com o coração. Foi uma noite imerso em tristeza profunda.

Numa nova manhã, parece que fizeram questão de não me deixar pensar nem por um instante sequer, sendo bombardeado de imagens e informações desde cedo. As mensagens se acumulam, nem sei quando conseguirei responder a todos, minha única vontade é de permanecer em silêncio, se possível no escuro, me concentrando em alguma música, como foi ontem à noite enquanto ouvia a Paixão Segundo São Mateus do Bach, sem entender uma só palavra mais ainda atento a cada compasso como se nas partituras daqueles instrumentos caminhassem meus pensamentos mais profundos, como se aqueles violinos e as vozes do coro pudessem levar embora meus sentimentos. 

Também observo a chuva pela janela com algo parecido em mente. Seria mais fácil se tudo que sinto simplesmente fosse assim, como a água que escorre, mas parece que ao fim tudo acaba desaguando em mim novamente. Queria que fosse fácil assim, mas não é. Já faz um tempo que não estou legal.

X

De algum modo vai respingar em mim, sempre assim. Em todo lugar parece que as pessoas gostam de empurrar problemas para mim. Já tinha visto aquele rosto cansado, mais do que o normal, e sabia que havia algo por vir, só não imaginava que seria tão sério. De todo modo já estou habituado a notícias complicadas e problemas que, em algum momento, vão voltar para mim. Acho que sou a pessoa que resolve problemas, ou melhor, que recebe os problemas.

Um problema em si, quando o é de fato, dificilmente pode ser solucionado pela mera análise e ação, como pensam os pragmáticos, mas envolve uma mudança no quadro geral que dificilmente depende apenas da ação individual. 

Ontem ouvi alguém dizer que "ter um dia difícil é normal, mas uma vida difícil não" e parece ser exatamente o que acontece comigo. Os problemas se multiplicam, as pessoas me mandam mensagens com coisas triviais ou enormes esperando que eu resolva tudo, naquele instante, com facilidade e sem erro. 

E é assim, 

dia após dia, 

dia após dia, 

dia após dia

Eu pensava que precisava dormir um pouco mais, e então tentei ir pra cama mais cedo, ou tirei um fim de semana inteiro para ficar na cama. Mas era mais do que isso, não era algo tão simples assim. Queria que fosse fácil assim, mas não é. Já faz um tempo que não estou legal. Já faz algum tempo que eu não vejo nada do caminho, sempre ansioso, nervoso, respondendo um sem número de mensagens e ouvindo áudios, intermináveis, insuportáveis. Já não tiro mais fotos como antes, mesmo que minha pele esteja bonita, não vejo beleza em nada mais, ainda que o jardim aqui na frente esteja pleno, que o sol brilhe a pino me dando oportunidade de experimentar a luz antes do retorno do inverno, ao que eu já deveria me preparar para as fotos bonitas de casaco e cachecol, mas nada disso me anima. Nada me encanta, nada me desperta. Tudo que eu espero é o golpe final e derradeiro.

É, já faz um tempo que não estou legal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário