segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Onde está a poesia?

Disse que havia uma poesia aqui, em algum lugar dentro de mim, que pudesse expressar de uma bela forma o que tem acontecido comigo. 

Pensei nos últimos dias, em tudo que me aconteceu, como quase morri de tristeza, como passei por uma das piores crises que já tive em anos e como sobrevivi. Eu sobrevivi. O sol nasceu uma vez mais. Mas eu não sei se foi realmente uma vitória ter sobrevivido. 

Não sei pois se continuo vivo é porque ainda não cheguei no limite da morte, e não quero descobrir quanto mais de dor eu precisarei aguentar até que possa morrer em paz. Não sei pois isso significa que terei de aguentar mais e mais vezes a dor que senti nos últimos dias, e não faço ideia de como poderia sair desse círculo de samsara. 

Não, isto não está certo. Eu sei bem o que deveria fazer, o que eu não sei é se sobreviveria a dor da despedida. Não sei se teria coragem de manter uma palavra de adeus. 

Bom, de qualquer forma ele me deixou. E a poesia me deixou. Enquanto meus olhos se enchiam de lágrimas de amor por ele, ele se virou e dormiu, e eu fui lançado na solidão escura da noite interminável. Acho que num momento de iluminação provocada pela dor eu disse algo bem acertado. Se morresse agora ele talvez chorasse por um pouco de culpa, mas logo esqueceria, e logo se voltaria para seu verdadeiro amor. E se minha existência é indiferente a única pessoa que considero importante de verdade, qual a razão de continuar existindo? 

Procurei a poesia dentro de mim, mas sinto que os últimos dias levaram de mim até mesmo isso. Não sobrou muita coisa. Mas talvez haja uma poesia no vazio deixado no coração que sofre por um amor não correspondido, mas decerto que não serei eu o poeta a desentranhar-lhe o sentido. Talvez haja uma poesia na desesperança da vida, no vazio existencial. Mas, onde está a poesia? Para onde ela foi?

Se foi, me dando as costas, como ele o fez. Me deixando sozinho, sem amor e sem poesia, no mundo cinza, frio e vazio que tornou-se meu coração. Embora o sol brilhe com toda a força lá fora, é tudo cinza no meu coração. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário