quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Resenha - Gen Y

Contém SPOILERS, prossiga por sua conta e risco!

Foi Arthur Schopenhauer quem, num aforismo, disse que "o destino embaralha as cartas e nós as jogamos" e, acreditando com afinco na sabedoria do filósofo alemão, eu penso que esta seja esta uma boa maneira de descrever o enredo dessa série. Gen Y é marcada por encontros e desencontros de almas gêmeas na palma da mão do destino, essa força invisível e intangível que nos cerca e dita os caminhos que escolhemos trilhar, mas será que podemos escrever o nosso próprio destino ou apenas jogar conforme as regras por ele estipuladas? 

Com um elenco enorme, que inclui parte dos meninos do SBFIVE e também do Superboy Project, a Star Hunter Entertainment nos levou a um mundo completo de amores, intrigas, boas risadas e até uma pitada de pimenta pra esquentar as coisas. 

A história se passa com um grande grupo de amigos e conhecidos e se divide, basicamente, em três núcleos interligados. Os primeiros protagonistas são Mark e Kit, o primeiro é calouro na faculdade de engenharia e acaba se apaixonando à primeira vista pelo veterano de medicina. Mark (Kim Varodom, de 2Moons, Hotel Stars) é o melhor amigo de Wayu (Bas Suradej, 2Moons e 2Brothers), que vive um romance dos sonhos com P'Pha (sua aparência é um mistério), outro veterano de medicina e amigo de Kit (Copter Panuwat, 2Moons e Hotel Stars). Acontece que Pha termina com Yu sem dar a ele nenhuma explicação, o que deixa o garoto arrasado. Mark cuida de seu melhor amigo ao mesmo tempo que aproveita para se aproximar cada vez mais de Kit, que também começa a ajudar Yu a superar o amigo de alguma maneira. 

Depois chega Thanu (Dun Romchumpa, mas que também poder ser o amor da minha vida), a quem Yu confunde com seu ex num primeiro encontro meio embaraçoso. Yu se torna alvo de metade dos garotos da universidade, tendo pretendente de todos os cursos, mas não consegue esquecer o médico. Thanu acaba se aproximando, e mais tarde se apaixonado, dele a pedido de Pha, que não queria deixar seu ex sem ninguém para cuidar, sabendo que ele precisaria de alguém ao seu lado depois de sua partida. Thanu, por outro lado, também acaba se envolvendo com Phai (Pon Thanapon, de The Moment), irmão mais novo de Kit, com quem tem uma espécie de ligação especial, algo ainda mais forte do que simplesmente amor à primeira vista... 

Mark conta com a ajuda de vários garotos do colégio, e futuros calouros na universidade, para surpreender Kit e, ao mesmo tempo, consolar Yu. Temos Sab (Kad Ploysupa), irmão de Yu; Sandee (Bank Thanathip, de The Moment), melhor amigo de Phai, por quem ele tem uma pequena quedinha e Klui (Bank Theewara). Também temos Tong e Pok, amigos de Phai, que acabam se envolvendo numa relação de amor, traição e ódio que vai do colégio até a faculdade. Os mais novos formam um outro núcleo, com Sandee se envolvendo numa vingança de Pok (Bank Toranin) e Tong (Bonus Tanadech) e até mesmo interferindo na relação já conturbada de Thanu, Phai e Yu. 

Além deles também temos Jack e Koh, (Jet Bundit, de The Moment Since e Jame Kasama) os pretendentes mais ousados de Yu e Padbok (Junior Ronnakorn), amigo de Thanu e Phai que nutre um desejo de vingança pelo amigo por algo que aconteceu no passado, procurando briga com o calouro de medicina o tempo todo e até partindo pra cima de Yu e Kit, até mesmo chegando a ameaçar tirar o namorado de Mark dele, caso não cuidasse bem do veterano. 

A série é CHEIA de momentos fofos, com um monte de declarações de amor e tudo o que pessoas românticas precisam pra se iludir facilmente e se apaixonar por qualquer um dos mil garotos lindos que compõem o elenco. Cheguei a cogitar que flerte e romantismo são matérias obrigatórias na faculdade tailandesa, já que praticamente todo mundo teve um momento assim em um dos doze episódios de mais de 1 hora de duração. 

Não dá pra deixar de falar da semelhança do plot inicial com 2Moons, outro fenômeno tailandês. Além da tríade de atores que participou da primeira versão da série, Bas, Kim e Copter, também tem a semelhança dos nomes dos personagens (em 2Moons era Wayo, Ming, Kit e Pha) e dos cursos, medicina, engenharia e ciências, dos protagonistas. Mas as semelhanças param por aí e, pelo menos pra mim, fica claro que isso foi uma excelente jogada pra atrair os fãs desconsolados pelas duas temporadas de 2Moons que não andam muito bem das pernas. 

Num primeiro momento pode parecer que esse tanto de personagem causa uma bagunça completa no roteiro, e pra quem não tá acostumado com séries thai pode ser mesmo, mas na realidade Gen Y foi uma das séries mais bem desenvolvidas dos últimos tempos. Ela mostrou que já tinha um proposta bem elaborada e soube desenvolver bem isso durante a temporada. Também já estava claro que eles pretendiam renovar a série para não apenas uma mas duas temporadas, o que justifica bem a divisão de tempo de tela para os diversos núcleos.

Mark e Kit ficaram com boa parte dos primeiros episódios, com a conclusão do seu arco levando diretamente ao arco do triângulo amoroso entre Thanu, Yu e Phai. Mais tarde vemos também o desenvolvimento de Tong e Pok, quando todos os meninos do colegial entram na faculdade e se tornam calouros dos personagens que já conhecíamos. 

A trilha sonora é impecável, claro, com dois boygroups no elenco, e estamos no aguardo da liberação de todas as faixas, o que deve acontecer agora que a série acabou e começa aquela temporada de eventos de divulgação pela Ásia que as empresas thai costumam fazer. Acontece que, de alguns anos para cá, a Tailândia tem investido pesado na formação dos seus artistas, copiando o esquema já adotado em outros países, de desenvolver as habilidades de seus agenciados em diversas áreas, como atuação, canto e dança, fotografia e até design, o que tem dado excelentes resultados porque inevitavelmente todos acabam se destacando em alguma área. 

Além disso ela tratou com bastante delicadeza alguns temas que muitas vezes são jogados de qualquer jeito nas séries. Mark e Kit tem um relacionamento simplesmente lindo, em que ambos se respeitam e se admiram, ainda que tenham personalidades tão opostas. Mark é o melhor amigo e namorado possível, fazendo de tudo pra ver quem ela feliz. O cara simplesmente é uma máquina de surpresas e, quando menos se espera, ele saca uma declaração de amor. Kim mostrou ser um ótimo ator porque o personagem dele foi que teve um espectro mais explorado, foi desde a animação extrema até a depressão, passando pela fofura e pela safadeza. Copter também deu um show mostrando vários níveis de intensidade em Kit. 

A forma como desenvolveram o triângulo amoroso de Thanu, Yu e Phai também me agradou muito, apesar de ter dividido opiniões, em nenhum momento pareceu que havia algum tipo de malícia mas sim uma dúvida em descobrir o que, ou quem, realmente se ama: a pessoa que conquistou aos poucos ou aquela a quem já estava predestinado a conhecer. Bas aqui foi praticamente impecável, tanto nas muitas cenas de choro em que ele se entregou totalmente, e como esse menino chorou misericórdia. Já Dun e Pon tem uma atuação um pouco mais extática, o que pode parecer estranho dado as tantas camadas que os personagens deles entregam: Thanu se sente incontrolavelmente atraído por Phai, e ele igualmente, os dois chegam até a compartilhar visões quando se tocam e tem um certo sentido premonitório, vendo claramente que o destino reserva lágrimas e dificuldades pra ambos; Mas ao mesmo tempo Thanu está apaixonado por Yu e ele decide que não quer apenas seguir o destino mas escrever o próprio destino. 

Pok e Tong se querem muito mas nenhum dos dois diz isso abertamente, então a tensão que ambos têm em todas as cenas é imensa, e em alguns momentos, bem mais explícitos eles entregaram muito também. Mas o prêmio de atuação da temporada vai pro Bank Thanathip, que mostrou um Sandee fofo e preocupado com o amigo, um conselheiro do destino e, pra surpresa geral, também se mostrou frio e vingativo. Tudo isso naquela embalagem de fofura e inocência. Ele entregou um personagem complexo com muita facilidade.   

Enfim, além de um roteiro inteligentíssimo, que conseguiu colocar tantos personagens dentro de uma história sem parecer aleatório, a série ainda conseguiu desenvolver bem todos os núcleos, deixando espaço, é claro, para mais coisas serem exploradas nas próximas temporadas. O que mais eu posso dizer? Coesão e aclamação. 

Nota: 10/10

PS.: Como se já não bastasse um triângulo amoroso, com Yu se apaixonando por Thanu depois de muita luta pra superar o P'Pha... Eis que no último episódio temos a revelação bombástica de que ele voltou, pra completar a treta toda. 



10 comentários:

  1. Hahahaha como sempre amei a resenha!
    Realmente o Kim atuou bem pra caramba, ele era mto expressivo, oq deixava o Mark um personagem mto top! (E na real isso não é de agr não, em 2moons eu já achei o Ming mto expressivo, só não foi mto explorado. E foi isso que mais senti falta quando fui ver 2moons2 pq os outros atores, sério, na minha opinião claro, não expressaram nem metade do que os atores da primeira temp entregaram). E cara, fora que o personagem do Kim, o Mark era mto toooop, Nossa! Era um amigo top, um eterno romântico, respeitava mto o Kit, e acho inclusive que foi isso que amoleceu aquele coraçãozinho dele haha e tbm o respeito. Teve A cena em que o Kit tá bêbado e eu tive medo que o Mark ultrapasse os limites ali, mas NÃO, ELE FOI UM LORD! SÉRIO, APRENDAM COM MARK PFVR GALERA. (Ah até esqueci de comentar isso na resenha de MOD, mas o Tan além de ser o homi mais perfeito da terra, ele foi um tremendo cavalheiro com o Bun, NOSSA!! A cena que o Bun tá bêbado e da um selinho no Tan e sobe, "Vou pro banho", pra mim foi um baita convite. Mas o Tan não foi atrás dele pq ele tava mto bêbado naquela NOITE! Sério, eu chorei com a perfeição desse personagem . E quando rola de vdd algo entre os 2, eles estão sóbrios! Perfeitos.
    Mas enfim kkk voltando, só queria finalizar dizendo que amei mto o Kit, ele era mto sensato e centrado, e FOI O UNICO ESTUDANTE DE MEDICINA DA HISTÓRIA DOS BLS QUE REALMENTE ESTUDAVA!!!! se não o único de todos os cursos hahahahahaha nossa o cara estudava de vdd eu achava isso o máximo! Ele não vivia de amor.
    E agr sim, uma última coisa: ainda tentando entender o Sandee.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAUAHAUAH AMEI A EMPOLGAÇÃO

      Siiim os meninos deram um show, tanto de atuação quanto de um relacionamento bonito e saudável! Fiquei apaixonado, porém desiludido pq elevaram o namoro a um nível inalcançável kkkkk O mesmo de Bun e Tan, ali eu só dispensava o pedido de casamento com perseguição no mato, tenho coração pra isso não.

      E tamo junto amg, tentando entender o Sandee. É um homem perfeito, mas ainda assim não to entendendo.

      Excluir
  2. Mais thanu iria ficar com o Phai..mais Phai abriu mao por ele ser amigo de yu..mais depois do desenho ja nao sei nao.. mais pelo jeito so vamos saber na terceira temporada se houver mesmo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou ansioso pros próximos capítulos dessa novela mexicana!

      Excluir
  3. Adorei a resenha 💜 eu tô reassistindo esse dorama maravilhoso obrigada Gen Y por existir e você citou detalhes que nem eu, que sou extremamente fã desse dorama, fui capaz de enxergar meus parabéns 👏 sua escrita é totalmente precisa e nem um pouco cansativa, adorei seu entusiasmo ♡

    Eu amei a atuação de KimCopBas nesse dorama, valeu a pena esperar mais de 2 anos pra ver KimCop se beijando e tendo cenas hot e eu matei a saudade do meu filhinho Bas que melhorou MUITO sua atuação comparando com 2Moons, que orgulho desse menino
    Mal posso esperar pela segunda temporada, tô muito ansiosa e espero que o Yu não termine com o Pha pq se terminar eu mato um

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk Muito obrigado <3 escrevo sobre oq eu amo! Minha ansiedade tbm tá altíssima, e eu nem lembro quando foi que fiquei esperando taanto por uma continuação pq ficaram tantas possibilidades ainda, se a SH souber explorar eles vão ter ainda mais sucesso.

      Excluir
    2. O que me deixa com mais ansiedade ainda é saber que esse dorama tá nas mãos da SH KKKKJ TRISTEZA E LÁGRIMAS
      Pô SH nunca te pedi nada, lança um dorama DunBas/BankBo aí pra alegria dos fãs

      Excluir
    3. Siiim, admito q também tô kkkk Meu sonho um DunBas/BankBo mas também um JuKad <3 são muito lindinhos nossa

      Excluir
    4. Concordo tudo com você, menos a parte dele ficar com o Pa. Pela saúde do meu casal Thanu e Phai, espero que ele termine com Pa. Amém kkkkkkkk

      Excluir
  4. Amei e continuo amando a série, porém, não acho que o Thanu e o Yu deveriam ficar juntos. O Yu tem um grande problema de dependência emocional, tanto com o Thanu quanto foi com o Pa. Tirando que a história de Phai e Thanu seria incrível, pois é algo realmente profundo. Mas pelo visto isto não vai acontecer. Porém, já descartei esses casais e só quero saber sobre Pok e Tong.

    ResponderExcluir