sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Resenha - Tonhon Chonlatee

A GMM TV costuma fazer um anúncio anual das próximas séries na expectativa de atrair patrocinadores, mas nem todas são anunciadas, e eles guardam algumas surpresas para os fãs durante o ano. Desde o anúncio inesperado de Tonhon Chonlatee as minhas expectativas ficaram altíssimas pois eu já acompanhava os atores principais há muito tempo e queria muito que eles ganhassem mais destaque, e qual não foi o tamanho da minha surpresa  já que a combinação foi bastante inesperada!

A série conta a história de Chon que é secretamente apaixonado pelo amigo de infância, Tonhon, mas nunca teve coragem de se declarar, com medo de perder a amizade. Os dois acabam se separando quando P'Ton se muda para Bangkok, mas o sentimento do mais novo continua. Anos mais tarde eles acabam se reencontrando, após uma desilusão amorosa do mais velho, e como Chon acaba de entrar na mesma universidade que o amigo eles decidem morar juntos. Então, como ficará essa paixão há muito escondida? 

Chonlatee é interpretado pelo fofíssimo Khaotung Thanawat (de My Tee e 2gether), e é um menino doce, que nutre uma paixão platônica pelo amigo e vizinho desde a infância. Ele esconde seus verdadeiros sentimentos perto de Tonhon por medo de rejeição mas é bem seguro de sua sexualidade. Quando se vê praticamente forçado a dormir na mesma cama que seu grande amor ele precisa se cuidar para que ele não descubra e acabe desfazendo a amizade. 

Tonhon (Pod Suphakorn, de Kiss Me Again e Dark Blue Kiss) é um veterano da faculdade de Engenharia, e o típico hétero top. Ele é superprotetor com Chonlatee desde a infância, vendo o amigo quase como uma princesa indefesa que precisa ser defendida, principalmente porque depois de entrar na faculdade Chon recebe muitas cantadas de vários caras, deixando Ton furioso. Ele recebeu uma criação rígida, tendo um pai que sempre cobra dele um sucessor para o nome da família, o que faz Ton ser esse tipo mulherengo. 

Eles moram com outros dois rapazes, Ai e Ni (Toptap JirakitMike Chinnarat, os dois tiktokers que também já foram um casal em 2gether) melhores amigos de Ton que escondem dele que na verdade eles namoram há vários anos. Os dois fingem ser mulherengos na frente do amigo mas são apaixonados (e fogosos) o tempo todo. Esses dois roubam a cena toda vez que aparecem e, não durma no ponto GMM, deixam claro que já passou da hora de ambos ganharem os papéis principais em alguma série. 

Depois eles também têm a companhia de Miriam (Jan Ployshompoo), que eles conhecem numa situação um tanto quanto inusitada num bordel. Ela finge ser namorada de Ai e Ni para enganar Ton mas a farsa não dura muito tempo (ou melhor, teria durado porque Ton não fazia nem ideia do relacionamento deles). Ela se torna uma grande parceira dos meninos e sempre se envolve em alguma confusão tentando ajudar Chon. 

Não preciso dizer que a série dividiu opiniões na internet. Acontece que Tonhon é um personagem extremamente machista e homofóbico em boa parte da série, tendo uma série de atitudes que causaram muita revolta nas redes sociais, ao passo que Chon continuava sendo apaixonado pelo amigo, mesmo quando ele o forçava a ir a festas para pegar meninas ou quando o obrigou a ir num bordel para perder a virgindade. O fandom BL caiu em peso em cima dessas atitudes do personagem e muita gente deixou de ver a série por isso. 

A principal alegação é que atualmente as séries já trazem uma linguagem mais moderna, onde a questão sexual já é mais amplamente discutida e que as atitudes de Ton não seriam apenas repreensíveis como absolutamente inaceitáveis. A crítica é totalmente justificada, no entanto, também há outros aspectos a serem levados em consideração: a proposta da série é bem menos séria do que outras, até mesmo dentro da própria GMM TV. Tonhon Chonlatee é uma comédia romântica que beira o pastelão, com situações cômicas até nas cenas mais dramáticas. Primeiro ponto. Além disso temos o fato de que o próprio plot se justifica de algum modo: por ser uma comédia, as situações são realmente exageradas para causar impacto, muito embora a forma como isso foi feito seja completamente questionável, mas se levarmos em consideração o próprio P'Ton podemos entender um pouco da razão para o seu personagem ser tão infeliz em alguns momentos. 

Ton cresceu sob a forte pressão do pai para dar continuidade ao nome da família. Embora tenha uma irmã mais velha o seu pai ainda queria um neto de Ton, por ser seu filho. Isso explica em partes a sua personalidade afetada, seu pai chegou ao extremo de fazer um pronunciamento anunciando que o filho estava solteiro numa festa de família e que estava aceitando candidatas a ser a mãe de seu neto. Qualquer pessoa com o mínimo de questionamento sexual se sentiria coagido a suprimir qualquer sentimento diante de uma situação dessas. A ideia era justamente mostrar como os pais podem impactar na mente dos filhos, impedindo-os de serem felizes, além de mostrar como se dá a desconstrução desses conceitos na descoberta do Eu. 

Infelizmente a série realmente não possui muitos pontos fortes pra tentar compensar essa dificuldade. O roteiro é bem simplório e as situações são resolvidas de modo conveniente demais, o que é típico da comédia tailandesa. A situação do Ton poderia sim ter sido abordada, mas sem precisar se arrastar por dois terços da temporada, o que praticamente sufocou o relacionamento deles, que teve de ser desenvolvido às pressas nos últimos episódios causando uma óbvia falta de profundidade no drama que foi apresentado. Principalmente se levarmos em conta que o trailer e as imagens de divulgação já deixavam bem claro que os dois iriam ficar juntos era de se esperar mais tempo de tela deles como casal, deixando uma sensação de que o sacrifício do Chon de suportar o comportamento do amigo por tanto tempo não foi recompensado. Muito embora Ton seja romântico e fofo quando finalmente decide aceitar os sentimentos pelo mais novo ainda assim ficamos com a impressão de que eles mereciam mais. Na novel os dois fazem sexo em praticamente todos os capítulos desde que começam a namorar e os momentos casalzinho são muitos, o que faltou aqui. 

Dos pontos altos eu dou destaque pra atuação do Khaotung. Desde My Tee eu fiquei de olho nele, na espera de uma série em que ele tivesse mais destaque e eu fiquei bem feliz com ele em tela. Chonlatee é um fofo o tempo todo, e todo mundo concorda comigo porque metade da universidade também se apaixona por ele. Eu sei que muita gente vai discordar mas eu achei ele incrível tanto nas cenas fofas quanto nas que exigiam mais emoção, além de fugir ao padrão de dois meninos padrão hétero que se apaixonam. Chon já sabe bem que é gay e tudo bem, além de ser bem mais delicado que os outros meninos, inclusive soltando tudo e dançando no palco de uma balada numa cena icônica que merecia no mínimo uma música da Britney ou, para ser mais patriótico, Yinglee ou Gena

Outro ponto positivo foi Na (Neo Trai, também de My Tee), de longe o personagem mais sensato da série. Na é um influencer digital com um ego mega inflado, que joga na cara de todo mundo que ele é podre de rico e famoso, que se interessa por Chon desde o primeiro dia e investe nele com vontade. Na é uma figura! Com o tempo nós vamos descobrindo que, além de saber muito bem o que ele quer, super bem resolvido, ele também é um cara gentil e sensível, que tenta proteger Chon até mesmo do sentimento que ele tem pelo amigo, que tanto o machuca. Na também é fundamental pra fazer Tonhon entender e aceitar seus sentimentos por Chon, mesmo se machucando no processo. Ícone.

Mike e Toptap também deram um show de química juntos, ponto pra eles também. Infelizmente faltou beijinho pra gente ficar feliz...

Então, pra resumir, temos uma série com a proposta de ser uma comédia leve, mas que acabou irritando boa parte da audiência pela falta de tato nos assuntos mais delicados. É divertida se você conseguir abstrair esse fato, mas se você for do tipo militante da causa, passe longe! Poderia ter sido uma baita história amorzinho com um milhão de cenas fofas, já que Khao e Podd deixaram claro que não são ruins em cenas mais íntimas mas que tiveram um baita potencial desperdiçado. 

Nota: 05/10

2 comentários:

  1. Meu amigo você 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 arrasou. Tudo isso mesmo, os atores super são super talentosos e pensei que eles ia ter destaque para seu talento os valorizando mais infelizmente a GMMTV deu mole na missão de nós dá um BL de excelência e que marcasse ... Estou com um sentimento razoável ao plot da série mais fazer o que né já foi agora e mandar vibrações e continuar apoiando nossos bebês para que venha mais trabalhos e que estes possam valorizar o potêncial de cada um 💕

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm fiquei beem dividido, tem muita coisa que achei fofa, só de ter o Khao em tela já me deixa com o coração quentinho kkkk mas sim, espero mais chances pra ele!!

      Excluir