segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Instintos

Lidando com as dificuldades que vêm com os instintos mais baixos do meu eu. Meus sentidos impuros cada vez mais se mostram eficazes em humilhar a minha vontade, em arrastá-la pela lama. E eu fico então a gemer, prostrado e arrependido, pelos meus pecados. 

Mas pior ainda são aqueles dos quais eu ainda não consegui me arrepender, e que mancham a minha alma e meu coração. Aquela mancha de rancor que insiste em reaparecer, que faz meus olhos arderem em chamas e transformam meu sangue num veneno mortal, essa mancha custa a sair e tem se mostrado impregnada em mim, turvando as águas de minha alma como um rio agitado, cuja ondas impetuosas destroem aqueles que se atrevem a aproximar-se. 

Olhar para eles é despertar a minha ira, e as minhas virtudes, que já são poucas, são todas encobertas por tal ira, e eu perco o controle de mim, quando vejo já estou amaldiçoando, lançando as piores ofensas, ainda ferido, ainda aberto depois do golpe que levei e ansioso pela vingança que me fará fará justiça. E eu não deveria pensar em nada disso, já deveria ter perdoado em meu coração, mas continuo com essa ferida, continuo sangrando. 

Meus olhos também me levam ao lado oposto do qual eu queria trilhar. Não é preciso muito para me ver desejando, para ter os pensamentos mais depravados com o outro, não é preciso muito para acender a minha criatividade luxuriosa e então mergulhar nas fantasias mais podres e infelizes que a mente humana pode conceber. 

Isso me traz a pergunta: será que meus olhos então me levam ao caminho oposto ou eles só revelam o caminho que, no meu íntimo, eu desejo trilhar? E se essa baixeza não for um traço do meu ser mas for o que eu sou realmente? E se em mim não houver rastros de bondade, grandeza ou santidade, apenas a baixeza animalesca de uma fera guiada pelos seus instintos mais baixos? 

Queria eu ter poder descritivo o bastante para dizer o quão baixo são esses instintos, ficando eu apenas numa larga alusão, numa proximidade, minha alma, no entanto, experimentando com força as realidades que aqui eu só consigo me aproximar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário