quinta-feira, 7 de julho de 2016

A Instrumentalidade Humana Pt.1 - Você me ama?

A razão da existência. A razão que permite a alguém ser.

Este é o caso de Shinji Ikari.

O garoto desejou a morte. 
O outro garoto aceitou esse desejo.
O último anjo não existe mais.

No entanto, Shinji Ikari continua cheio de angustia.

Por que você o matou? 

Por que você o matou? Por que você o matou? Por que você o matou?

- Eu não tinha outra escolha.

Por que você o matou?

- Porque ele era um anjo! Kaoru era um anjo!

Embora ele também fosse humano?

- Ainda assim era um anjo! Ele ainda assim era um dos inimigos!

Embora também ele fosse humano...

- Ele não era, ele não era, ele não era!

 - Embora ele fosse tão humano quanto eu?

- Não, ele era um anjo.

 - Foi por isso que você o matou?

- É, senão todos iam morrer, nós seriamos destruidos.

 - Então foi por isso que você o matou!

- Eu não queria matá-lo, eu não tive escolha. 

E então o matou.

- Me ajuda.

E então o matou.

- Por favor me ajuda.

E então o matou.

- Pelo amor de Deus me ajuda.

E então o matou.

- Alguém, por favor, me ajuda.

E então o matou.

- Se alguém estiver ouvindo por favor me ajuda, eu imploro!

~

- Ele era muito melhor que eu. Kaoru é que devia ter sobrevivido. Não eu!

 - Não! Deve sobreviver aquele que tem vontade pra fazer com que isso aconteça. Ele desejou a morte. Ele ignorou sua vontade de sobreviver e escolheu morrer por uma falsa esperança. Sobreviver não é um erro Shinji!

- Tem certeza?

Ansiedade

- Tem certeza que foi certo? 

Obsessão

- Eu não entendo. O que eu vou fazer? O que eu devo fazer? 

Do que tem medo?

- O que foi isso?

Do que tem medo?

- Tenho medo de mim mesmo?

Do que tem medo?

- Medo de ser odiado?

Do que tem medo?

- Mas, porque?

Do que tem medo?

- Quem é ele?

Do que tem medo?

- É o meu pai... 

Pai. 

O meu pai me abandonou. Ele me odeia. Se os outros me odiarem o que eu vou fazer? O que eu vou fazer? 

Onde eu estou?  E pra onde será que eu devor ir agora? Eu não consigo ver nada. Eu não entendo o que eu sinto...  

Anh? Misato! Oh Misato! Ei, onde você está Misato? Eu não consigo ver... pra onde é que eu devo ir? 

Misato? Asuka? Ayanami? Toji? Kensuki? Ritsuko? Kaji? Pai? Mãe!

Alguém por favor, me diga o que eu devo fazer agora!

EVA

Evangelion Unidade 01

Um

Eu ainda tenho que pilotar? Mesmo depois que isso me fez matá-lo? Meu Pai e o outros disseram que eu tenho que pilotar, não importa como. Por que eu preciso continuar lutando depois de tudo que aconteceu?

Mãe, fala alguma coisa, me ajuda!

Por que você pilota o EVA?

- Porque todo mundo mandou eu pilotar. 

É o único motivo para pilotá-lo?

- Como assim? É pelo bem da humanidade. Isso não é bom o bastante?

Então pilota pelo bem dos outros?

- É claro, tem alguma coisa errada nisso? Eu estou fazendo a coisa certa, e quando eu faço isso os outros apreciam, os outros gostam de mim.

- Você ta mentindo! Você é idiota? Você sabe muito bem que faz isso por você mesmo! Você só ta inventando desculpas como sempre faz!

- Eu faço isso?

 - Fingindo que ta se sacrificando pelo bem dos outros é só outra desculpa. Bancar o mártir te faz se sentir especial. 

- Eu não sei se isso é verdade...

 - Está se sentindo solitário e isolado, só isso!

- Estou?

 - Claro que está! Você vive de compaixão e consegue isso com seu EVA Shinji!

- Isso pode ser verdade...

 - Você adora que os outros dependam de você e isso satisfaz sua pequena mente distorcida!

- Ergh, pode ser... Ah.

 - Se quiser a verdadeira felicidade, vai ter que encontrar ela sozinho! E não ficar esperando que alguém a dê pra você!
 - Mas não é isso que você tem feito?

~

A 2° Personagem - O caso de Asuka Langley Soryu

- Eu não queria entrar nessa coisa de novo. Eles me forçaram a pilotar isso. Mas esse pedaço de sucata não funciona. Mas é só por causa do que eu me tornei. Eu sou lixo agora, eu sou inútil. Ninguém precisa de mim. Ninguém precisa de um piloto que não consegue controlar o próprio EVA. 

 - Você busca seu próprio valor na opinião dos outros. 

 - Cala a boca!

Separação

 - Tem medo de ficar sozinha?

Ansiedade

 - Tem medo de perder sua identidade se os outros a deixarem?

Separação

 - Você pilota o EVA, assim será elogiada!

-  Cala a boca.

Comportamento, Afeição

 - Cala boca, cala a boca, me deixa em paz! Como uma boneca de corda como você se atreve a me dizer isso? 

~

A 3° Personagem - Rei Ayanami e seu caso

- Quem sou eu?

- Você é Rei Ayanami!

- Mas quem é você? 

Rei Ayanami

- Você também é Rei Ayanami?

- Correto! Eu sou reconhecida como Rei Ayanami. 

- Todas nós somos conhecidas como Rei Ayanami.

- Como é que todas aquelas podem ser eu?

- Simplesmente porque os outros nos chamam de Rei Ayanami, esse é o único motivo. 

- Você possui uma alma falsa e um corpo de imitação? Você sabe por que?

- Não sou falta e nem uma imitação, eu sou simplesmente eu. 

- Não! Você é um concha vazia com uma alma falsa criada por um homem chamado Gendou Ikari. Você é um objeto que pretende ser humana. Olhe profundamente dentro de si mesma. Você nota a presença quase intangível e invisível que espreita sob o seu desperto no interior dos seus sonhos mais sombrios. É lá que está sua verdadeira identidade!

- Não, eu sou eu! Eu me tornei eu mesma com o auxílio dos laços e relacionamentos que existem entre mim e os outros. Sou formada pela interação com os outros. Eles me criaram como eu os criei. Esses relacionamentos e interações servem para moldar os padrões do meu coração e minha mente. 

Isso são laços? 

- Isso, esse é o nome para aquilo que compartilho com aqueles que criaram a coisa conhecida como Rei. Isso é o que continua me moldando. 

Isso são laços? 

- Mas existe alguém que é seu verdadeiro eu. Não a conhece, mas ela existe. 

- Você nega e tenta anular essa história da sua realidade. 

Por causa do medo

- Porque ela pode não ter forma humana. Porque então meu eu presente pode deixar de existir.

Isso é medo

- Isso é o que você teme? Que você possa se tornar nada? Está com medo de que possa desaparecer da mente dos outros em outra existência. 

- Eu tenho medo, porque isso? 

- Porque seu atual eu jamais teria existido!

Está com medo não é?

- Porque você vai deixar de existir, você vai deixar de existir...

Está com medo não é?

- Não, não estou.  Eu sou feliz.  

Porque eu quero morrer.  Eu quero desesperança. 
Eu quero voltar ao nada. Mas eu não posso.  Ele não vai me deixar voltar a inexistência. Ainda não. Eu ainda existo porque ele precisa de mim. Mas quando tudo acabar, quando eu não tiver mais utilidade, ele vai me abandonar. Eu rezei pelo dia em que ele me abandonaria. 

Mas agora... Agora eu tenho medo. 

 - Venha, vamos indo. Este é o dia, para o qual eu criei você, Rei. 

- Sim.

E, o aperfeiçoamento do homem via Instrumentalidade tem início. 

~

O Fim do Mundo 

~

Você me ama?

~

Novamente Shinji Ikari.

- Que? Que sensação é essa? Eu acho que já experimentei essa sensação antes. É como se meu corpo físico estivesse desaparecendo. É uma sensação agradável! É como se minha existência se espalhasse pra cobrir a totalidade da existência. 

O início da Instrumentalidade.

O que as pessoas perderam. 

As mentes que desapareceram, afobando-se para preencher o vazio da mente.

 A complementação. 

A Instrumentalidade que fará todas as coisas se tornarem inexistência, já começou!

- Incorreto!  Não é o retorno a inexistência. É simplesmente o retorno ao estado inicial. É nada menos que o retorno ao útero primitivo que perdemos muito tempo atrás. Todas as almas e mentes se tornarão uma, atingindo o eterno equilíbrio. O objetivo final não é nada mais que isso!

 - Isso é  Instrumentalidade?

 - Sim. Existe um vazio bem no âmago de nossas almas. Uma imperfeição fundamental que tem assombrado todos os seres desde o primeiro pensamento. Em um nível primitivo, o homem sempre esteve ciente da escuridão que mora no núcleo de sua mente. Temos procurado escapar desse vazio e do temor que ele provoca, e o homem procura preencher esse vazio. 

 - Vão esmagar juntas as mentes de todo mundo pra encher esse vazio? Se acham os supervisores da humanidade? Ofereceram ajuda, contudo sua benevolência provou ser tão falsa quanto a nossa amizade!

 - No entanto, isso é exatamente como vocês queriam que fosse!

~

Caso 1

 - Onde estou?

Misato Katsuragi - 1° Parte 

 - Este sou o eu que existe na sua mente Misato.

 - Ao mesmo tempo, essa também sou eu que existe na sua mente, não é Shinji?

- Para estabelecer minha identidade, tenho que me comunicar com as mentes de muitas pessoas. Tenho que examinar isso que está no meu núcleo. Tenho que olhar para a Misato que mora dentro da minha mente. O que você deseja Misato?

Você quer ser boa?

- Tenho que ser uma criança boazinha.

Por que?

- Porque não tenho Pai. Tenho que ser boazinha e não aborrecer minha mãe. Mas eu não quero ser como a minha mãe. Quando meu pai não está aqui ela sempre chora. Eu não posso chorar. Eu não posso depender de ninguém. Eu tenho que ser boazinha. Assim quem sabe o meu pai não me odeie tanto. Quem sabe o meu pai não me odeie se eu for boa. 

Mas eu odiava meu pai. Odiava ser uma criança boa. Eu odiava isso. Eu me cansei disso. Me cansei de me manter limpa. Eu cansei de mim mesma fingindo ser pura e nobre. To tão cansada disso. Eu quero desgraçar a mim mesma. Ficar tão suja que ninguém vai suportar. Quero ter a minha vida e minha reputação arruinadas! 

- Foi por isso que dormiur com ele? Com o Kaji?

- Não, dormi com ele porque o amava!

- Você amou? O amou de verdade? 

- Amei sim. Ele me aceitou como eu mesma! O meu verdadeiro eu!

Tem certeza?

- Por isso deixei que ele me amasse!

Não! Não mostre isso ao Shinji! Eu não quero que ele veja esse meu lado!

- Porque ainda ta envergonhada depois de tudo isso que aconteceu? 

- Porque eu tenho vergonha disso! 

- Por que isso te envergonha? Não tava envergonhada na época. Tava feliz em mostrar sua natureza pro homem que amava. Teve muito prazer nisso. 

- Não, não faça isso!

- Você queria se sujar. Devia ficar feliz em mostrar esse seu lado para o Shinji não?

- Não! Não!

- Tem certeza? Ou quem sabe era pro seu pai que queria mostrar isso também? 

- Não!

- Será que não era paz de espirito que tava procurando na cama do Kaji?

- Não!

- Então queria paz de espírito e calor do Kaji?

- Não!

 - Você queria encontrar seu pai no braço de Kaji não é?

- Não é verdade!

- É verdade! 

- Em Kaji eu encontrei meu pai renascido. Então eu corri dele, eu tava com tanto medo, ele era tão parecido com meu pai. Mas ao mesmo tempo eu também era muito feliz. Eu nunca fui tão feliz. Foi uma época tão maravilhosa. Por isso eu o diei, por isso eu o deixei, por isso eu fugi. 

- Então, não foi preciso nenhum motivo pro nosso amor começar. Mas você precisa de um motivo pra acabar com ele é isso? 

- Sim, você foi muito gentil Kaji. Foi tão gentil pra me disgraçar, pra me sujar, pra me deflorar. 

- Só porque odeia a si mesma não há motivo pra ficar triste depois. Punir a si mesma é simplesmente uma trapaça, só pra fazer com que se sinta melhor por pouco tempo. Não faça isso com você. 

- E agora vai dizer pra eu me cuidar? Os homens sempre fazem isso. Eles fogem pros seus trabalhos, seu próprio mundo. Me deixando pra trás. Eles sempre me deixam pra trás.

- Sempre, como fez o nosso pai.

- Eles sempre fogem das cruéis realidades. Cruel realidade. Eu sou sua cruel realidade. É claro, eu sou um problema. 

- Pára com isso, Misato!

- Eu desprezo a mim mesma Shinji! Odeio a mim mesma!

- É vulgar, e obscena. 
- Você é patética!
- Você é uma suja e nojenta! Eu nunca vi ninguém ter esse tipo de relacionamento revoltante. 
- Meus parabéns, por sua promoção, Major Katsuragi!

- O eu que é reconhecido é o eu que ta representando o papel pra poder ser apreciado, mas esse não é meu eu verdadeiro. 

- Seu verdadeiro eu ta sempre chorando né?

- Sim, mas eu sou feliz!

Eu sou feliz?

- Eu sou feliz. 

Você é feliz?

- É verdade, eu sou feliz!

Eu sou feliz?

- Não sou, não é essa a felicidade que quero!

O que é felicidade?

- Argh, essa não sou eu, não é meu verdadeiro eu. Não quero enfrentar a cruel realidade!

- Mas temos que enfrentar, não podemos viver de outro jeito! Você fica sozinha e com medo.
- Insegura...
- ...Se ninguém estiver dormindo ao seu lado. 
- Tem medo de dormir sozinha? 
- Ou dormir sozinha faz você lembrar o quanto sua vida é vazia?
- Ela não suporta não ter outras almas a sua volta. 
- Então você dormiria com qualquer um não é?

- Não!

- Sim, você só quer ficar apaixonada com o êxtase primitivo. Quer preencher o vazio do seu coração com fugas temporárias. Tira vantagem dos homens pra acalmar a dor em sua alma. 

- Não! Não! Não!

O que ela quer de verdade?

~

Caso 2

- Onde estou?

- Este sou eu que existe na sua mente Asuka.

- E também esta sou eu que existo ao mesmo tempo na mente do Shinji. 

Asuka Langley Soryu - 1° Parte

- O que você quer Asuka?

- Eu quero viver sozinha! Eu não quero meu pai ou a minha mãe. Eu vou viver por minha conta, e então eu não vou mais chorar. 

Mas eu ainda to chorando. Por que eu to chorando? 

- Sinto muito, mas eu não gosto dela!
- O que aconteceu com você? A doutora competente?
- Eu já lhe disse: antes de ser doutora, sou um ser humano! 
- Mas como uma pessoa instruida como você...
- Ela age demais como adulta, e ela me rejeita totalmente. As vezes ela me assusta. Já sentiu isso quando esteve com ela?
- Não! Mas em todo caso agora você se tornou a mãe de Asuka. 
- Antes de tudo eu sou sua esposa. 
- Os dois deveres são simultâneos.
- Huhum, numa perspectiva social? Sim! Você não pode desistir de ser o pai dela, mas eu posso desistir de ser a mãe a qualquer hora. 
- Você faria isso?

- Não, mamãe, não me deixe! Eu vou ser boazinha, eu prometo! Não deixe de ser minha mãe. Não me Ignore! Não, mamãe! Não me mate!

- Seu papai odeia sua mamãe. Ele não precisa mais de mim. Não. Pra começar ele não me amava. Assim vamos morrer juntas, vamos morrer juntas, porque ele não nos quer. Ele não precisa de mim pra nada, e ele também não quer você Asuka.

- Mas eu não quero isso. Eu não valho nada?

- Morra comigo...

- Não, eu não sou sua boneca, eu penso sozinha e vivo por mim mesma!

E então, minha mãe tava enforcada no teto. Ela parecia tão feliz. Mas eu odiei como ela estava. 

Eu não quero morrer. Eu não quero desaparecer. Eu odeio isso. Eu odeio garotos, eu odeio meu pai, eu odeio a minha mãe, eu odeio todo mundo. Ninguém se importa comigo. Ninguém fica comigo.

O que ela deseja realmente?

 - Eu não quero depender de ninguém. Mas ao mesmo tempo eu odeio isso é um sofrimento. 

Eu não quero ficar sozinha, eu não quero ficar sozinha, eu não quero ficar sozinha!

- Não me deixe.
- Não me ignore. 

- Não me mate. 

~

- Mas o que que é isso?

- É a Instrumentalidade que seu pai iniciou. 

- Isso é tudo?

- É só uma parte.
- Você não pode dizer o que é a verdade Shinji. 
- A verdade é subjetiva. Você mal pode dizer o que pode sentir. É fato.
- A verdade esta dentro de você!
- E os fatos que permanecem na sua lembrança são os que se tornarão a sua verdade. 
- A verdade pode ser mudada de tempos em tempos, as vezes. 

- Isso tudo é fato? Esse é o resultado de tudo?

- Isso é real, mas uma entre muitas realidades.
- Essa é a conclusão que você queria!

- Eu... queria?

- Isso, você quis a destruição total. Você desejou um mundo no qual ninguém seria salvo. 

- Não, eu não desejei isso! Os outros não me salvaram?

- Nniguém pode salvá-lo de si mesmo. 
- Isso foi o que você desejou.  
- Destruição, morte, e o retorno a inexistência. Você desejou essas coisas!
- É a realidade que existe.

- O que é a realidade?

- Esse é o seu mundo.
- Um mundo  para você mesmo. Que existe sem tempo, espaço e mais ninguém.
- Um mundo em que cada faceta foi determinada por você.
- Esse é o mundo em que você espera que os outros lhe deem alguma coisa. 

Essa é a realidade.

- É o seu mundo, a não ser que você decida mudar a realidade.

- Esse é o mundo como ele é! Nada pode mudar isso!

- Não! Você, você mesmo decide. 
- Esse é o mundo onde sua mente decide o que irá ser. O mundo que irá ser. O mundo que irá ser.
- Quer seja um propósito pra sobreviver.
- Ou um desejo pela morte. Isso é tudo com você. 

- Estão dizendo que essa escuridão, esse mundo maluco, eu que desejei. criar? 

- É.
- É.
- Desejou um mundo fechado. Que fosse confortável pra você.
- Você o desejou para protegê-lo de sua fraqueza. 
- Para proteger seus poucos prazeres.
- Isso é simplesmente o resultado do seu desejo.
- Sem seu mundo fechado. Num mundo onde só você ter permissão pra estar outros não podem viver com você!
- No entanto, você desejou fechar o mundo que o cerca. 
- Seu desejo ejetou coisas que você não gostava e criou um mundo isolado e solitário. 
- Esse é o mundo que seus desejos criaram. Um céu particular nos recessos da sua mente. 
- É assim que acaba, esse é um dos muitos finais possíveis. 
- Esse é um final que você provocou sobre si mesmo, escolheu esse destino.

Instrumentalidade.

- Escolheu esse destino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário