sexta-feira, 8 de julho de 2016

A Instrumentalidade Humana Pt.3 - A fera que gritou EU no coração do mundo

"A verdade de uma pessoa é tão simples que muitos a ignoram pra se concentrar no que eles pensam serem verdades mais profundas."

Infelizmente estamos sempre tão ocupados com a correria do mundo a nossa volta que passamos a ignorar boa parte do mundo em razão apenas de algumas coisas que pra nós tenha maior valor. 

Os dois últimos posts podem não fazer nenhum sentido pra uma pessoa normal. Como quem escreveu não foi uma pessoa nada normal, isso é compreensivel. Na verdade trata-se da transcrição das falas dos dois últimos episódios de NEON GENESIS EVANGELION, que num surto psicótico eu fui assistindo e pausando até copiar tudo. 

Primeiramente, acho que nem preciso mais dizer aqui o quanto essa obra mexeu e mexe comigo, e parece que já se tornou rotina, toda vez que estou chateado ou pensativo, recorrer a ela pra me dar um norte e refletir. E continua me servindo muito bem, obrigado.

Dessa vez eu resolvi de fato copiar tudo pra não ter desculpa e ter de reassistir a série toda e assim toda vez que eu surtar, é só voltar aqui e reler e assim extrair as coisas que pra mim fazem algum sentido. Por isso comecei o post de hoje, o terceiro intitulado de A Instrumentalidade Humana, com uma das frases ditas no final do último episódio. 

Pensando sobre ela eu comecei a me questionar: ao que estou dando valor e onde tenho depositado meu esforço? 

Cheguei em um ponto da vida que só consigo pensar em coisas que não são e nem deveria ter tanta importância assim pra mim. Sinceramente, eu deveria sim estar me matando numa universidade bem maior, que realmente me desafiassse, mas preferi uma em que mal precisava me esforçar pra ser um dos primeiros da turma. O mesmo digo pra especialização que começarei em algumas semanas. No entanto, meus relacionamentos frustrados são aqueles que realmente tomam de conta do meu pensamento e tiram o meu sono continuamente, e me fazer ficar copiando frase de anime que nem um louco até a exaustão. 

Olho a minha volta e vejo que não sou o único nessa situação. Muito pelo contrário. Um de meus amigos por exemplo, poderia ter um futuro brilhante como modelo ou ator, mas está mofando sendo escravizado numa farmácia e estudando adminstração. E o coitado, só consegue pensar em mulher, e em como elas o fazem sofrer mesmo que ele sendo um cara completamente incrível. 

Lamentavelmente olhando as pessoas que se dizem felizes eu lamento em ver que na verdade nem sempre o são. Só estão sempre a sorrir pra tentar vencer a dor ou para disfarçar a mesma a nós que estamos de fora. Mais uma vez a consciência nos impede de conseguir uma aproximação verdadeira.

E por falar em aproximação, há alguns dias eu resolvi dizer a um menino o que sinto por ele. Seu inevitável afastamento já começou. Mais uma vez, a minha consciência não conseguiu expressar os meus reais sentimentos, e ele por não conseguir entender, fechou pra mim a porta de sua alma. Como comecei o post, damos muita importância a certas coisas e ignoramos as outras. Mas essa seleção é muitas vezes imperfeita. Em outro ponto de NGE, ouvimos:

"Mas existe apenas uma verdade que é a tua verdade e é aquela formada de todos os pontos de vista de onde você escolher para vê-la, é uma percepção revisada que te protege."

Essa deficiência na revisão é justamente o que nos causa sofrimento. Nossa mente escolhe e separa a nossa verdade das outras verdades e por isso, quando acaba por fazer uma escolha errada, sentimos dor. A mesma que eu sinto nesse momento, por ter errado e escolhido uma verdade que só me faria sofrer. 

Como não podemos ainda sonhar com um projeto como a Instrumentalidade que de fato poria fim a todo sofrimento, nos resta apenas viver tentando aprender cada dia mais, para assim, melhorando nossas percepções revisadas, evitar as ocasiões que nos levariam a sofrer. Mas infelizmente, até que nossa consciência se abra e paremos de procurar no exterior o que deveria vir de dentro de nós mesmos, nosso sofrimento só vai continuar.

Ficamos então como uma fera, como um animal que, urrando de dor, tenta afugentar os seus algozes, mesmo sabendo que o seu esforço é inútil, porque no fim, seu destino é apenas um: a morte, e por mais que grite ão vai conseguir mais do que deixar uma marca na alma que o ouviram gritar e que, depois de um breve tempo, deixará de existir até na memória desses. 

O ser humano é apenas isso então: um animal que grita tentando fugir do seu próprio destino mas que, quando solto, leva os outros ao mesmo cruel cadafalso.

Então qual a minha verdade? Quem sou eu e o que devo buscar nessa vida? São perguntas para as quais eu ainda não tenho resposta, e pelo que posso ver, dificilmente vou conseguir responder por um bom tempo.

Uma das grandes dificuldades que a himanidade enfrente é a de entender o próximo e de se fazer entender. Assim como os construtores da Torre de Babel não conseguiam mais se comunicar devido as diferentes líguas daqueles que ali viviam, também não conseguimos encontrar um equílibrio onde podemos entender uns aos outros. Estamos sempre então trombando uns nos outros. Dias quentes e dias frios. Acima e abaixo. Direita e esquerda. Bem e mal. Certo e errado. Existem tantas verdades quanto pessoas para questioná-las. Não conseguimos atingir o coração uns dos outros. Não conseguimos ouvir o outro, mas queremos ser ouvidos. Por isso gritamos. Mas acabamos como que um bando de feras, gritando e vociferando umas para as outras, mas sem conseguir entender uns aos outros. O que preciso fazer então pra alcançar o coração daqueles que amo? Como chegar ao âmago de sua existência e ali fazer ouvir o meu EU? Talvez gritar não seja a solução. De fato, penso que não é mesmo. Mas o fato é que todos, velhos ou jovens, não passamos de crianças em corpos grandes, fingindo saber o que fazemos, quando na verdade estamos todos assustados e com medo, sem saber o que fazer e nem pra inde ir. Por isso gritamos. O grito então é de desespero, um grito que clama por ajuda, por socorro. O grito de uma criança abandonada pelo pai.

O fato é que, eu espero estar ficando mais forte, espero que eu consiga estar me tornando uma fera que consiga afugentar os seus carrascos com o grito da minha própria existência, e que, este grito no coração do mundo possa alcançar também o coração daqueles que amo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário