sábado, 28 de setembro de 2019

Das canções

Ficaram as canções e você não ficou...

Altos e baixos. Como uma música feita de sons e silêncio. Ela se acelera, diminui, cresce, desaparece. Minha vida é como uma sinfonia, única, complexa, em diferentes andamentos. Às vezes os violinos se sobrepõem aos instrumentos de sopro, e outras vezes eles se calam. O som pode ser melancólico, triste, reflexivo, ou pode ser uma marcha vigorosa, um fortíssimo, pode ter uma apoteose fantástica ou terminar num lamento que some no horizonte. 

Cada dia parece que se compõe um novo trecho. Sinto explosões de fúria, sinto-me envolver pelas ondas impetuosas do destino, ouço instrumentos incomuns e sons de dissonantes. Há martelos, xilofones, sinos de igreja, canhões e chicotes. É tudo meio inesperado, tudo muito complexo. Me demoro em longos solos de fagote ou viola, e me encanto com a força metálica das trombetas que convocam os mortos ao juízo divino. Choro com a triste melodia de um violino solitário num orquestra silenciosa. Escuto a história de vida de um clarinete que é engolido pela tempestade do mundo. 

Sinto, algumas vezes, que a música vai sumir, e ela silencia. Mas é só a pausa entre um e outro movimento, a música continua. Continua a sua maneira, talvez nem tão brilhante e nem tão forte como poderia querer que fosse, talvez não tão alegre quanto um scherzo, mas ela continua, calma, delicada num idílio ou lenta e novamente melancólica. 

A música tem esse poder, de nos envolver em sua atmosfera. Na última semana, na sala de concerto, enquanto ouvia os arpejos poderosos dos primeiros compassos do Concerto para Piano N° 2 do Rachmaninoff eu me senti transportar para um mundo diferente. Meus braços se tornaram leves e eu flutuei como aqueles acordes por além daquela sala, para as experiências do mestre russo. Depois do intervalo fui levado para uma viagem poderosa a Rússia de Shostakovich com sua 5° Sinfonia, arrebatado pela potência criativa desse gênio. 

E me deixo então levar pelas notas, que a partitura guie o que deve soar em meu coração como dita as notas de um instrumento que canta as dores do coração de seu compositor...

Nenhum comentário:

Postar um comentário