sexta-feira, 24 de março de 2017

Lixo

Hoje um senhor bateu a minha porta, conhecido de meus pais, sempre vem nos pedir algum tipo de ajuda. Não consegue trabalho fixo, só alguns "bicos" aqui e ali, e ainda tem filhos pra sustentar. Como se não bastasse, também não consegue se aposentar por conta de várias complicações. Em suma, em sua casa sempre falta tudo, até os alimentos básicos, e quando a situação se torna insuportável, ele nos pede ajuda.

Ele não é o único, pelo menos mais uma meia dúzia de pessoa veem aqui em casa pedindo algum tipo de ajuda, seja um arroz, feijão, ou um leite pras crianças, ou ainda dinheiro pra completar a passagem para aquela consulta na outra cidade.

Sempre me porto de maneira séria nessas situações, e meus pais sempre ajudam, até quando a situação aqui também ta apertada, mas todas as vezes que alguém bate no meu portão com os olhos suplicantes por algum alimento, o meu coração se parte e eu me escondo de vergonha.

Vergonha por ter uma vida ótima, onde nada nunca me faltou, e ainda assim reclamar dela com tanta frequência. Meu maior problema de hoje? Estou com preguiça de lavar os meus tênis. Enquanto me queixo de algo tão banal, o outro passa fome, ou pior, vê o próprio filho passar fome. 

Sinto-me como o pior dos homens, reclamando em meio a abundância. Não sou rico, mas nunca, em nenhum momento de minha vida, me faltou sequer o mínimo de conforto. Nunca fui dormir com fome, nem com frio, e diariamente vejo pessoas a minha frente se estremecerem de frio por não terem um casaco sequer para se aquecer. 

Qual não deve ser o desespero de uma mãe ao se sujeitar a tamanha humilhação de implorar por alimento para seu filho? Pessoa de coragem, de cerviz dura, pessoa batalhadora, enquanto eu, miserável, apenas reclamo do muito que tenho. 

Momentos assim me tornam consciente de minha miserável vida. Eles não tem nada, material, mas em seu coração tem a coragem para não desistir de viver. Eu, tendo tudo, penso a todo momento em colocar fim a essa existência. Seria um favor ao mundo, afinal, alguém sem utilidade alguma não merece caminhar por sobre a terra. 

Problemas como não conseguir namorar, não entender direito essa ou aquela matéria da faculdade não são nada, NADA, em comparação ao frio, a fome, a falta de dignidade.

Admiro meus pais infinitamente por sua caridade. Nunca os vi dizendo 'não' a ninguém, pois eles sabem a dor da fome. Eu não sei, nunca soube e por isso me tornei esse lixo, um ser humano incapaz de sentir uma empatia verdadeira, e incapaz de ajudar o outro. 

Se fosse feita uma lista das piores coisas da humanidade, certamente um homem sem caridade seria a pior de todas elas, e é nessa classe que me encaixo, pois um homem incapaz de ajudar o outro, nem homem é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário